Cuiabá, 14 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021, 13:11 - A | A

Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021, 13h:11 - A | A

SAÚDE EM COLAPSO

MT já "exporta" pacientes com covid para outros estados

Gabriel Soares e Jefferson Oliveira

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, revelou nesta segunda-feira (25) que algumas cidades de Mato Grosso já estão enviando pacientes com covid-19 para outros estados devido ao iminente colapso da rede de saúde estadual.

Mato Grosso enfrenta um crescimento acelerado no número de casos e óbitos por covid-19 desde o final do ano passado. Dos 20 hospitais públicos com leitos de UTI reservados para atender pacientes com covid, 12 estão operando na ‘faixa vermelha’, com mais de 60% dos leitos ocupados.

“Estamos à beira de um colapso na assistência hospitalar no estado de Mato Grosso, sendo demandado inclusive para outros estados para auxiliar com pacientes onde já colapsou”, disse Gilberto, ao elogiar a iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), de transformar o feriadão de Carnaval em dias úteis.

“Foi uma ótima decisão, correta. Nós temos que evitar aglomerações”, avaliou Gilberto. “Toda a decisão neste momento que possa propiciar a diminuição de aglomerações é digna de aplauso e nós aprovamos essa medida”, completou.

Na visão geral, a rede estadual opera com 67,67% de ocupação dos leitos de UTI nesta segunda-feira. Já foram registrados 209.004 de infecções pelo novo coronavírus em Mato Grosso e 4.993 óbitos em decorrência da doença.  

Cuiabá MT, 14 de Outubro de 2024