Cuiabá, 14 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Domingo, 07 de Março de 2021, 17:46 - A | A

Domingo, 07 de Março de 2021, 17h:46 - A | A

PODE FECHAR TUDO

Na TV, governador pede apoio da população para não fazer lockdown ainda pior

Jefferson Oliveira

O governador Mauro Mendes (DEM), que já falou reiteradas vezes que as medidas de toque de recolher e fechamento de comércio às 19h são necessárias, voltou a repetir o discursso e pediu a colaboração da população neste momento para não ser obrigado a fazer um decreto ainda mais restritivo e fechar o comércio também durante o dia.

Os números de casos em atla e as pouquíssimas vagas na rede pública de saúde, fez com que o governador anunciasse na segunda-feira (1º), o decreto 836/2021 com fechamento do comércio mais cedo e toque de recolher em todo estado a partir das 21h. A medida causou indignação principalmente no setor comercial que alegou prejuízo com a decisão autoritária do governador.

"Neste momento contamos com o esforço da população. O vírus só circula no contato entre as pessoas, então tem que diminuir a circulação. As pessoas precisam redobrar os cuidados para colaborar e evitar um lockdown maior ainda. São Paulo e alguns estados estão decretando o ‘para tudo’, ‘fecha tudo’, o que traz consequências muito ruins para a vida e emprego das pessoas. Estamos tentando fazer tudo que é possível para evitar medidas ainda mais duras do que esta que tomamos", disse o governador no programa MTTV 2ª edição, na noite de sexta-feira (05).

Alguns prefeitos foram contrário ao decreto de Mendes e criaram os próprios decretos, porém, foram orientados pelo Ministério Púbiclo do Estado de Mato Grosso (MPMT) a seguirem o decreto estadual, devido a gravidade da pandemia no estado. Vander Masson (PSDB), prefeito de Tangará da Serra (242 km de Cuiabá), foi obrigado a revogar o decreto que flexibilizava o horário de comércio e voltar a cumprir o decreto estadual.

Rafael Machado (PSL) prefeito de Campo Novo dos Parecis (385 km da capital), continua ainda com o decreto municipal que permite os estabelecimentos comerciais da cidade ficarem abertos até às 21h e o toque de recolher começa a valer às 23h.

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) defendeu que os mercados funcionem 24h para que aglomerações continuem acontecendo nestes estabelecimentos que estão funcionando somente até às 19h de segunda a sábado, e aos domingos somente até o meio-dia. 

Cuiabá MT, 14 de Outubro de 2024