Cuiabá, 10 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 15:34 - A | A

Sábado, 23 de Janeiro de 2021, 15h:34 - A | A

QUEDA DE BRAÇO

Parlamentares de MT defendem boa relação do Brasil com a China e criticam governo federal

Jefferson Oliveira
Cuiabá

Durante a entrega de maquinário e equipamentos para a agricultura familiar de 82 municípios, realizada nessa quinta-feira (21) pelo governo de Mato Grosso, parlamentares do estado citaram o desgaste entre o governo federal com a China na negociação para aquisição de insumos para fabricação de vacinas contra a covid-19 e defenderam a boa relação entre Brasil e China.

O governo vem negociando de forma independente a aquisição de um milhão de doses de vacina com o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina), devido as baixas doses que foram enviadas pelo governo federal ao estado de Mato Grosso.

O deputado federal Doutor Leonardo (SD), disse que o erro do presidente foi politizar a situação e isso trouxe um desgaste. O parlamentar relatou que a questão de ideologia na questão de saúde não pode acontecer.

A boa relação segundo o deputado, seria bom até para os brasileiros que seriam imunizados mais rápido, caso contrário o país irá demorar muito até atingir a quantia de 80% de imunizados.

“Se tiver mais insumos e mais vacinas, as fases (de vacinação) podem encurtar, se faltar a fase pode ir até o meio do ano que vem para atingir o número de 80% de brasileiros imunizados. Isso não é brincadeira, é momento de somarmos esforços, Câmara Federal, vice-presidente Hamilton Mourão, o próprio presidente Jair Bolsonaro e ministro do Itamaraty”, disse.

Leonardo ainda acrescentou que a questão diplomática entre Brasil e China hoje está custando caro nas negociações, só que é necessário o governo federal entender que a China vai ser a maior economia do mundo e que uma briga com um país desse é desnecessária.

Já o governador Mauro Mendes (DEM), também citou o fator econômico da China e falou que o país oriental é a segunda maior economia do planeta que cresce muito, consome muito e interessa muito ao Brasil seguramente e a Mato Grosso também manter uma boa relação com a China que é um importante país.

“Não só nesse item da vacina, mas em tantos outros aspectos é muito importante Brasil e Mato Grosso ter uma boa relação internacional com o país chinês”, defendeu o gestor estadual.

O deputado estadual Max Russi (PSB), disse que o governo federal está agindo de forma errada e assim como Mendes, falou da boa relação comercial entre os países. A China de acordo com Max, tem se desenvolvido bastante e dado exemplos ao mundo e que é necessário buscar todo o tipo de relacionamento com os chineses.

Russi defendeu a atitude do governador Mauro Mendes em negociar a compra de vacinas diretamente com os chineses, até porquê o país é um grande comprador do estado de produtos agrícolas.

“Acho que o Mauro Mendes acerta quando busca isso, e sem sombra de dúvidas se conseguirmos fazer uma compra direta diferente do entendimento do governo federal que eu discordo, pois temos um grande comprador e temos que valorizar o nosso cliente e temos que cada vez mais melhorar e estreitar essa relação”, pontuou.

Cuiabá MT, 10 de Outubro de 2024