Levantamento da Percent Brasil aponta o atual prefeito de Chapada dos Guimarães e candidato à reeleição, Osmar Froner (União Brasil), liderando as intenções de votos na cidade, com 52,3% da preferência. Já a candidata Fabiana Advogada aparece com 10% das intenções. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira, 2 de setembro.
Os eleitores indecisos ainda são parcela significativa: 36,2% dos eleitores entrevistados ainda não sabem em quem votar. Aqueles que pretendem votar em branco somam 0,3% e 1,2% não respondeu.
Os dados acima são referentes à pesquisa espontânea, onde os entrevistados são questionados em quem pretendem votar, sem menção a candidatos.
Já na modalidade estimulada, na qual os pesquisadores apresentam os nomes dos candidatos, o atual prefeito acumula 61,5% e sua concorrente tem 16,3%. Nulos e entrevistados que não responderam somaram 1,0% cada. Nesta modalidade, os indecisos ainda são uma fatia grande do eleitorado: 20,2%.
Os dois são os únicos candidatos a prefeito da cidade. Eles já se enfrentam na política devido à atuação de Fabiana enquanto vereadora pela cidade. Ela denunciou supostas irregularidades em contratos de shows do Município e acabou sendo alvo da base governista na Câmara Municipal.
A candidata chegou a ser cassada duas vezes, por meio de um processo instaurado a partir da denúncia do secretário de Governo e ex-prefeito da cidade, Gilberto Mello. Fabiana foi acusada de atuar como advogada em um processo contra o Município.
O caso também foi levado ao Ministério Público do Estado (MP-MT) e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), mas ambos rejeitaram a denúncia por falta de procedência.
FICHA TÉCNICA
A pesquisa quantitativa foi realizada pelo instituto Percent Brasil Pesquisas & Informação pela técnica Survey de Opinião, com entrevistas pessoais no domicílio, tendo cada entrevista a duração média de 10 minutos. O levantamento foi realizado no perímetro urbano e rural de Chapada dos Guimarães.
Ao todo, a pesquisa ouviu 400 entrevistas, num universo de 18.145 eleitores na cidade, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,84% para mais ou para menos.
A coleta foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto, com data de divulgação em 2 de setembro. A pesquisa foi registrada sob o número MT-00422/2024.