Cuiabá, 16 de Julho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Terça-feira, 30 de Março de 2021, 16:48 - A | A

Terça-feira, 30 de Março de 2021, 16h:48 - A | A

UNIÃO DOS MUNÍCIPIOS

Prefeito se torna membro de conselho nacional para compra de vacinas conta à covid-19

Assessoria de Imprensa

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin (MDB), tomou posse nesta terça-feira (30) como membro da diretoria e conselho fiscal do Consórcio Nacional de Vacinas Brasileiras (Conectar), primeiro consórcio público de municípios brasileiros para a compra de vacinas contra a covid-19, e também medicamentos e insumos. Ele atuará como suplente do Conselho Fiscal.

“É uma satisfação integrar essa equipe e representar Mato Grosso. Trabalharemos de forma unificada. Nosso propósito é ajudar o Plano Nacional de Imunizar a vacinar os quatro grupos prioritários", explica Bortolin. Além dele, mais 20 prefeitos e prefeitas assumem a diretoria do Conectar.

O consórcio reúne mais de 2.590 prefeituras para negociar a aquisição de lotes de vacinas contra a covid-19 no mercado internacional e insumos utilizados no atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus. A autarquia conta com a consultoria da epidemiologista Carlos Domingues, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Brasil (2011 a 2019).

De acordo com Bortolin, a próxima reunião será na quinta-feira desta semana para iniciar os procedimentos as tratativas com farmacêuticas e empresas fornecedoras de insumos. “Existe uma previsão, dentro da perspectiva atual de recebimento e compra de vacinas, pelo governo federal, que o quarto grupo prioritário seja vacinado até o final de julho e início de agosto. Para antecipar esse calendário, o consórcio pretende adquirir 20 milhões de doses e assim, antecipar em um mês a imunização deste grupo. Um esforço em prol de todo Brasil”, detalha.

A eleição virtual ocorreu na última segunda-feira (29). Em Mato Grosso, o prefeito Emanuel Pinheiro também integra a diretoria, como vice-presidente para a região Centro-Oeste - Capitais.

Cuiabá MT, 16 de Julho de 2024