O deputado estadual Max Russi (PSB) disse nesta quinta-feira (21), em conversa com jornalistas, que os parlamentares estão dispostos a ajudar o governo do Estado na compra de doses de vacinas para combater a covid-19. Para isso, basta apenas o governo encontrá-las para a aquisição.
De acordo com Russi, que é primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, os parlamentares estão dispostos a destinar parte do duodécimo para ajudar o governador na compra de vacinas.
“Se o governo achar, com condições de comprar, a Assembleia Legislativa e todos os seus deputados em nenhum momento se furtariam de destinar esses recursos para a compra de vacina, que seria um grande ganho para Mato Grosso. Primeiro nós começaríamos a aquecer a nossa economia de forma mais rápida, segundo a questão da saúde, das dificuldades que estamos ai com a questão de leitos, transtornos. Sem sombra de dúvidas seria um grande investimento da Assembleia”, disse.
Max lembra que, em 2020, a AL devolveu R$ 80 milhões ao governo. É com base nisso que o parlamanter assegura que, se o governo precisar, a Assembleia terá condição de devolver mais recursos para viabilizar de forma rápida a compra de doses da vacina.
Na última quarta-feira (20), o governador Mauro Mendes (DEM) pediu ajuda ao Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) para articular a aquisição de 1 milhão de doses de vacinas produzidas por indústrias chinesas.
Mauro tem tentado doses das vacinas diretamente das indústrias farmacêuticas Sinovac (que produz a Coronavac junto ao Instituto Butantan) e Sinopharm (cuja vacina está sendo usada na China).
O diretor presidente do Ibrachina, Thomas Law, afirmou que a solicitação do governador já está “na lista de prioridades”.