Cuiabá, 22 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Sábado, 24 de Setembro de 2022, 11:10 - A | A

Sábado, 24 de Setembro de 2022, 11h:10 - A | A

APROVADO PELA CÂMARA

Segue para sanção projeto que garante prevenção e exame do câncer de colorretal

Márcia Martins /Câmara de Cuiabá

A Câmara de Cuiabá realizou nesta semana duas sessões ordinárias que deliberaram sobre diversas proposituras em tramitação. Inclusive, algumas seguiram para sanção do Executivo, que é caso do Projeto de Lei n°7534/2022 de autoria do Dr. Luiz Fernando (Republicanos), que institui a campanha de conscientização do câncer do colorretal e a importância da colonoscopia para sua prevenção e diagnóstico precoce.

Ao lembrar que a medida consiste na orientação, divulgação e conscientização da população sobre sintomas, causas, diagnósticos e fatores relacionados à doença, o vereador que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara e médico há mais de 20 anos, destacou que o câncer do colorretal é muito mais comum do que algumas pessoas imaginam, sendo o terceiro tumor mais incidente entre todos os cânceres.

 

"Nossa intenção é cobrar de forma simples e clara que o Executivo facilite a realização desse exame que, aliás, já é uma obrigação do Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto a população enfrenta muita demora e dificuldade para conseguir fazer o diagnóstico", disse o parlamentar.

O câncer do cólon ou do reto se localiza na extremidade inferior do trato digestivo. Os casos precoces podem começar como pólipos não cancerígenos, que não costumam apresentar sintomas, mas podem ser detectados por exames. Por essa razão, os médicos recomendam a realização de exames para pessoas em grupos de risco ou com mais de 50 anos de idade.

Durante a realização da campanha, poderão ser desenvolvidas ações para a conscientização da população, por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências e a produção de material online e/ou impresso explicativos que atinjam os objetivos propostos.

 
Cuiabá MT, 22 de Junho de 2024