O gerenciamento do Mercado Antônio Moisés Nadaf, o "Mercado do Porto", pode ir parar nas mãos do Sistema S. A Associação dos Feirantes administrava o local, mas foi destituída por Abilio Brunini (PL), que assumiu a Prefeitura de Cuiabá no último dia 1º de janeiro, alegando uma série de irregularidades supostamente praticadas pela gestão. Durante coletiva de imprensa na última segunda-feira, 6 de janeiro, o prefeito afirmou que pode convidar o Sistema S para assumir a administração do local.
“Eu só estou anunciando a suspensão até que seja estabelecido um novo procedimento da prefeitura, se o Sesc quiser, se o Senar quiser, não sei qual desses do Sistema S que é o apropriado pra gerenciar, se eles quiserem participar disso, beleza. Se a gente for terceirizar, uma empresa que vai fazer o gerenciamento, beleza, a princípio a gente ainda não tem definição”, declarou Brunini.
Durante uma visita técnica realizada na manhã do último sábado, 04 de janeiro, Abilio determinou a destituição da Associação e reforçou a necessidade de transparência na gestão do espaço público.
Abilio pontuou que a Associação dos Feirantes exercia um poder paralelo à administração municipal, impondo regras dentro do mercado.
“Nós encontramos inclusive denúncias dos próprios permissionários que representantes da associação e não da prefeitura, estavam cobrando em pix, estavam cobrando em troca até de mercadoria, não é assim que pode ser feita a gestão pública. A associação assumindo a responsabilidade que ela tinha de gerenciar a manutenção, nunca teve autorização de liberar permissão ou de recolher permissão”, disse o prefeito.
SISTEMA S
O Sistema S é um conjunto de nove entidades privadas que prestam serviços de interesse público, sem estar subordinadas ao governo:
Senai: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Sesc: Serviço Social do Comércio
Senac: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Sebrae: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Senar: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Sescoop: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo
Sesi: Serviço Social da Indústria
Sest Senat: Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
As entidades do Sistema S são administradas por federações e confederações empresariais dos principais setores da economia, como indústria, comércio e serviços. Elas atuam nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer, Assistência social, Qualificação profissional e formação técnica, Empreendedorismo.
O nome do Sistema S vem da letra "S", que todas as instituições têm em comum na sigla.
Veja vídeo: