O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) reafirmou na manhã desta quarta-feira (10) que vai pedir vista ou esvaziar a sessão caso não consiga garantir a quantidade mínima de votos para derrubar o veto do governador ao Projeto de Lei Complementar 36/2020, que isenta aposentados e pensionistas da contribuição previdenciária de 14%.
Lúdio destacou que o fato de a votação secreta exige uma cautela extra dos parlamentares que são a favor da derrubada do veto. Por isso, ele conta com a presença de, no mínimo, 20 deputados para garantir pelo menos os 13 votos necessários para a derrubada do veto.
"Toda sessão que vota secreto exige da gente muito cuidado. Independente do parecer da CCJ, a gente precisa de uma presença maciça dos parlamentares para conseguirmos 13 votos e tenho certeza que o governo está articulando com sua base, por isso é necessário ter deputados suficientes na sessão para termos uma base", disse.
O PLC 36 foi aprovado com ampla vantagem em duas votações, o que leva o petista a acreditar que o veto do governador será facilmente derrubado caso haja um número razoável de deputados presentes na sessão.
Na segunda-feira (8), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia emitiu parecer pela derrubada do veto, com apenas um voto pela manutenção, proferido pelo líder do governo, Dilmar Dal’Bosco (DEM).
Representantes de sindicatos de servidores públicos foram liberados para assistir a sessão e se encontram no plenário, aguardando a tão esperada votação.