Cuiabá, 18 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024, 11:00 - A | A

Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024, 11h:00 - A | A

SEGURANÇA

Thiago Silva cobra mais policiais para Rondonópolis

Samantha dos Anjos | ALMT

Preocupado com o déficit de servidores da Polícia Judiciária Civil (PJC) e da Polícia Militar Mato Grosso (PMMT), em Rondonópolis, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) solicitou, em caráter de urgência, para a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) aumentar o efetivo com a convocação de mais aprovados do último concurso da segurança pública para suprir as demandas do município. Uma de suas preocupações é o crescimento populacional do município e região e, consequentemente, os índices de criminalidade.

"Temos que lembrar que, nestes últimos anos, muitos servidores aposentaram, estão de licença prêmio ou afastados por questões pessoais ou de saúde, sendo preciso aumentar o efetivo. Se continuarmos com baixo efetivo não conseguiremos implantar a Delegacia da Mulher 24 horas para atender as vítimas aos finais de semana e madrugada, como, também, a construção do Batalhão da Vila Operária devido a região contar com mais de 70 mil moradores e ter vários estabelecimentos comerciais e agências bancárias”, explica o deputado.

Após a conclusão do Curso de Formação Técnico Profissional ministrado pela Academia de Polícia (ACADEPOL), a PJC efetivou 15 novos delegados, 119 escrivães e 176 investigadores. Vale enfatizar que a PJC, de acordo com o último lotacionograma divulgado pela instituição, em novembro de 2023, existem 5.657 cargos criados, sendo 3.223 ocupados e 2.434 vagos no âmbito de Mato Grosso.

Em relação a PM, em julho de 2023, iniciou as aulas dos Cursos de Formação de Soldados (CFSD), composta por 525 alunos com conclusão em abril deste ano, de Formação de Oficiais (CFO) com 30 alunos com previsão de finalizar em julho de 2025 e de Curso de Adaptação de Oficiais de Saúde (CAOS), com cinco alunos que já integram o quadro da entidade policial após quatro meses de preparação - sendo todos convocados no último concurso da Segurança Pública, homologado em dezembro de 2022.

 
 
Cuiabá MT, 18 de Maio de 2024