Cuiabá, 18 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022, 10:28 - A | A

Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022, 10h:28 - A | A

ELEIÇÕES 2022

TRE-MT apreciou 99,30% dos pedidos de registro de candidaturas

Nara Assis | TRE-MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu 574 pedidos de registro de candidaturas para as Eleições 2022. Deste total, restam apenas quatro processos de registro de candidatura sem decisão, todos relacionados a pedidos de substituição de candidatos, decorrentes de indeferimentos ou renúncias. O montante já apreciado corresponde a 99,3%.

Os dados parciais foram atualizados nesta terça-feira (13.09), um dia após o prazo estabelecido pelo calendário eleitoral para finalização dos julgamentos. O prazo final para julgamento é também o termo final para a substituição de candidatos, salvo na situação de falecimento. Dentre os pedidos de registro, 48 são requerimentos de partidos ou coligações e 526 são Requerimentos de Registros de Candidatura Individual (RRCI).

 

A Justiça Eleitoral deferiu 494 registros e indeferiu 41 (sendo 13 com recurso). Além disso, houve 35 pedidos de renúncia.

Não constarão nas urnas as candidaturas indeferidas com trânsito em julgado e aquelas decorrentes de renúncia. Além dos deferidos, irão para as urnas os candidatos indeferidos que recorreram da decisão e aqueles que na data do fechamento do sistema ainda aguardam julgamento.

O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressalta que os julgamentos têm sido conduzidos com o rigor necessário. “O grande número de registros de candidatura deferidos demonstra que as reuniões com os representantes dos partidos realizadas pelo Tribunal surtiram o efeito esperado, que era repassar orientações importantes quanto aos requisitos exigidos pela legislação eleitoral”, avalia.

 
Cuiabá MT, 18 de Junho de 2024