Cuiabá, 21 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Sábado, 01 de Outubro de 2022, 11:05 - A | A

Sábado, 01 de Outubro de 2022, 11h:05 - A | A

ELEIÇÕES 2022

Veja passa a passo de como se preparar para as eleições

Nara Assis / TRE-MT

As Eleições 2022 estão chegando e a Justiça Eleitoral que saber: Você está pronto ou pronta para votar? Confira abaixo um passo a passo importante para evitar problemas e atrasos no dia 02 de outubro, quando ocorre o 1º turno:

- Consulte seu local de votação

 

Este ano houve algumas mudanças em locais de votação em todo o estado de Mato Grosso. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) divulgou as alterações, por meio do site, redes sociais, Cartórios Eleitorais e a imprensa. Consulte o local de votação aqui ou pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado nas plataformas iOS e Android. Se ainda persistirem dúvidas, entre em contato pelo Disque Eleitor (0800 647 8191) ou com a Zona Eleitoral. Veja aqui os contatos.

- Baixe o e-Título

Além de consultar o local de votação, no e-Título é possível emitir a via digital do título de eleitor. Mas, atenção, este serviço só estará disponível até o dia 1° de outubro, véspera do primeiro turno das Eleições 2022, que ocorrerá em 02 de outubro. A emissão do título digital só voltará a ser liberada no dia 03 de outubro. Portanto, não deixe para a última hora e baixe já o e-Título nas plataformas iOS e Android.

- Atenção ao horário de votação

Este ano, a votação terá horário unificado em todo o Brasil. Em Mato Grosso, a eleição ocorrerá entre 7h e 16h, com exceção dos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana, Torixoréu, Ribeirãozinho, General Carneiro, Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte e São José do Xingu. Nestes locais, como o fuso segue o horário de Brasília (DF), a votação será das 8h às 17h. A Justiça Eleitoral reforça a importância de não deixar para a última hora, evitando atrasos e até a impossibilidade de votar.

- Colinha e ordem de votação

Na hora da votação, é importante ter atenção quanto à ordem estabelecida pelo Congresso Nacional. Confira abaixo:

Deputado Federal - é o primeiro cargo a ser votado, que tem 4 dígitos.

Deputado Estadual - vem na sequência, com 5 dígitos;

Senador e seus dois suplentes - o eleitor deve teclar 3 dígitos;

Governador e Vice-Governador - 2 dígitos;

Presidente e Vice-Presidente da República - também 2 dígitos.

Vale lembrar que os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, referem-se ao número da agremiação partidária do candidato e que o eleitor pode levar um lembrete consigo para digitar corretamente na cabine de votação, a chamada colinha. Também é importante conferir o número digitado e o cargo que aparece na tela, bem como a foto do candidato que aparecerá, para evitar transtornos. Somente depois, o eleitor ou eleitora deve confirmar o voto.

- Documentação e biometria

Para votar, basta comparecer ao local de votação portando documento oficial com foto. O título de eleitor também pode ser apresentado, porém, a falta dele não impede o voto. Quem fez o cadastro biométrico e está com a foto no aplicativo e-Título, poderá apresentar somente a versão digital do título para votar. Quem não fez o cadastro biométrico em cidades onde o procedimento não foi obrigatório poderá votar normalmente nas Eleições 2022. Neste caso, após o pleito, o título voltará a ser cancelado para que a situação seja regularizada.

 
Cuiabá MT, 21 de Junho de 2024