A vereadora Michelly Alencar (UB) formalizou uma denúncia junto ao Ministério Público Estadual, abordando as queixas relacionadas às escolas de Cuiabá que carecem de sistemas de ar condicionado.
O documento destaca a precariedade da estrutura e falta de climatização das unidades escolares, resultante da falta de investimento e manutenção. Fiscalizações realizadas in loco evidenciaram uma situação extremamente preocupante, comprometendo o aprendizado e bem-estar dos alunos e professores.
Foram anexadas à denúncia, dezenas de cartas de alunos, relatando desconfortos físicos, incluindo sangramento nasal, vômitos e dores de cabeça devido ao calor excessivo, além da falta de água gelada nos bebedouros.
Antes de formalizar a denúncia, a vereadora Michelly Alencar havia enviado três requerimentos à Secretaria de Educação de Cuiabá pedindo explicações, mas nenhum deles obteve resposta.
Em 2019, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lançou o programa "Climatizar é Humanizar" com o objetivo de climatizar 100% das salas de aulas da rede municipal de ensino até abril de 2020. No entanto, até hoje, nada do que foi prometido aconteceu.