Cuiabá, 03 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,42
Icon search

CUIABÁ

Política Quarta-feira, 02 de Julho de 2025, 07:22 - A | A

Quarta-feira, 02 de Julho de 2025, 07h:22 - A | A

INFRAESTRUTURA

VÍDEO: Abilio quer instalar usina asfáltica em Cuiabá e evitar licitações

Prefeito busca parceria com o Governo do Estado para pôr o plano em prática

Da Redação

O prefeito Abilio Brunini (PL) anunciou sua pretensão em instalar uma usina asfáltica em Cuiabá. O objetivo é que o próprio Município realize esse tipo de serviço e, assim, tenha mais celeridade nos programas de pavimentação e reduza custos, uma vez que a terceirização do serviço custa caro ao Município. Abilio conversou com a imprensa nesta terça-feira, 1º de julho.

“Licitar está saindo caro. O valor, quando você faz uma licitação, tem 29% - mais ou menos – de IBDI, tem mais o lucro e os custos da empresa. Se a gente conseguir fazer uma parceria com o Estado de ele dar a usina de pavimentação asfáltica e a gente entrar com responsabilidade dos insumos, a pavimentação asfáltica vai ficar bem mais em conta”, afirmou.

O gestor ainda pontua que, caso o projeto se concretize, Cuiabá conseguirá fazer um projeto melhor de pavimentação em todo o seu território.

A proposta ainda precisa ser avaliada pelo Governo do Estado.

Em Campo Novo do Parecis (401 km da capital) a prefeitura da cidade investiu em uma usina própria de asfalto, proporcionando zero competitividade nos processos de licitação, redução de custos operacionais relacionados aterceirizações, compra direta de insumos, controle da qualidade do asfalto e atendimento das demandas de forma rápida.

A cidade já asfaltou 99% da vias urbanas e possui áreas rurais que dão acesso as grandes empresas da região, asfaltadas, resultado da parceria com o governo do estado na compra matérias-primas.

Exemplos em outras cidades brasileiras comprovam resultados positivos tanto no custo-benefício quanto na qualidade das obras de pavimentação.

 

Cuiabá MT, 03 de Julho de 2025