O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), usou a tribuna para lembrar que no passado fez compromisso com o primeiro-secretário, Max Russi (PSB), que foi eleito para sucedê-lo na presidência da Casa na manhã desta quarta-feira, 7 de agosto. Botelho ainda fez recomendações para que Max "cumpra sempre o que promete".
O acordo citado por Botelho foi feito na última eleição da Mesa Diretora, em 2023. Na ocasião, Max queria disputar a Presidência, mas recuou para aceitar a Primeira Secretaria, com a intenção de permitir uma reeleição tranquila para Botelho, que já mirava a Prefeitura de Cuiabá. Ficou acertado que Botelho apoiaria a candidatura de Max à presidência na próxima eleição, o que foi cumprido.
"Nós fizemos um compromisso lá atrás, quando disputamos a eleição passada. Eu disse que iria apoiar o senhor e espero que o senhor honre, assim como honrei todas as palavras. Político, quando fala tem que cumprir. Coisa pior que tem é político que fala e depois não garante. Presidente Max, que o senhor honre esse mandato e o que o senhor falar, cumpra! É assim que tem que ser deputado. Não pode ser de palavra aqui ou ali. Tem que ser falou, tá falado", comentou.
Botelho também orientou o próximo presidente para que não deixe que os assuntos internos da Assembleia Legislativa sofram influência dos demais Poderes, recomendação que foi estendida aos demais deputados.
"Quero deixar para os deputados, as articulações tem que ser aqui na Casa, tem que ser aqui, é aqui que vivemos. Não podemos deixar nada sair fora daqui. As decisões têm que ser aqui dentro. Converse com seus pares, vá negociar com eles. Não pode procurar apoio de gente que não é da Assembleia, tem que ser daqui, conversar com seu amigo, com os outros deputados", orientou.
Max Russi foi eleito presidente da Assembleia Legislativa por unanimidade na manhã desta quarta-feira. Composta por 10 homens, a chapa "Parlamento Mais Forte" terá como primeiro secretário, o deputado Dr. João (MDB), Júlio Campos (1º vice-presidente); Gilberto Cattani (2º vice-presidente); Wilson Santos (3º vice-presidente); Paulo Araújo (2º secretário); Diego Guimarães (3° secretário); Elizeu Nascimento (4º secretário); Fábio Tardin – “Fabinho” (5º secretário) e Juca do Guaraná (6º secretário).
VEJA VÍDEO: