Cuiabá, 12 de Dezembro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Política Sexta-feira, 02 de Abril de 2021, 14:53 - A | A

Sexta-feira, 02 de Abril de 2021, 14h:53 - A | A

MT NA LANTERNA

VÍDEO: Deputado cobra ministro por mudança nas regras de distribuição de vacinas

Jardel Arruda/Assessoria

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade) cobrou do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mudança nas regras do programa de imunização nacional para aumentar a proporcionalidade de vacinas destinadas a Mato Grosso, que atualmente é o terceiro estado com menos doses recebidas e, consequentemente, no ranking da vacinação. A cobrança foi realizada em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (31), na Câmara dos Deputados.

“Nós já conversamos com ministro e perguntamos porque Mato Grosso é um Estado que está entre piores estados da Federação na questão da vacinação. O que está acontecendo? O ministério afirmou que a população de MT é jovem e por isso está recebendo menos vacinas. Porém, ministro, a doença mudou e está afetando os mais jovens. A regra do programa de imunização nacional pode mudar devido a esse novo perfil? E eu também não posso aceitar essa desculpa de que Mato Grosso é mais jovem. Essa regra pode mudar? O que está acontecendo que Mato Grosso, que tem um população maior que outras unidades da Federação (como Piauí e Mato Grosso do Sul), está recebendo menos vacinas?”, perguntou Dr. Leonardo.

Médico, o parlamentar tem acompanhado as remessas de vacinas e outros insumos do combate à covid-19. Em reunião na última sexta-feira (26), ele já havia questionado o ministro sobre a proporcionalidade do envio das vacinas e ficou insatisfeito ao saber que o estado tem recebido menos doses porque a população é mais jovem que a de outros, principalmente porque o perfil da doença mudou e tem causado um número cada vez maior de mortos entre 20 e 59 anos.

“Não para mim, é para o povo de Mato Grosso essa resposta. Precisamos saber qual é a regra, qual é a proporcionalidade desta distribuição da vacina para o Brasil. (...) Aqui em Mato Grosso está tendo lockdown imposto pela Justiça, infelizmente, e está morrendo um mato-grossense a cada 10 minutos em média. Isso é uma catástrofe para uma população do tamanho de Mato Grosso”, completou o parlamentar.

O ministro Marcelo Queiroga afirmou que vai repassar a solicitação de detalhes na divulgação da proporcionalidade de vacinação e sobre o pedido de mudança na regra. “Vamos repassar esse pedido à Secretaria do PNI (Plano Nacional de Imunização). Quanto aos jovens, a solução para isso é ter vacinas”, respondeu.

Cuiabá MT, 12 de Dezembro de 2024