O prefeito eleito para comandar Cuiabá, Abílio Brunini (PL), afirmou que vai acabar com a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec). Nesta terça-feira, 10, Brunini afirmou que a autarquia não está agindo como deveria nas regulações dos serviços, como a distribuição da água, transporte publico e esgoto. Isto porque ela não estaria fazendo o serviço corretamente.
“Ela não está fazendo um bom serviço na regulação do esgoto, não está fazendo um bom serviço na regulação do lixo e não está fazendo um bom serviço na regulação do transporte público. Nenhuma das três funções dela está funcionando”, afirmou.
Ele garante que está na competência dele como prefeito a possibilidade de extinguir a autarquia. Abilio explicou à imprensa que a concessionária Águas Cuiabá não deveria estar cobrando dos moradores 90% do tratamento de esgoto sendo que eles não tratam nem 20% de todo o esgoto da capital.
“Isso é um grande defeito da Arsec, que é a agência reguladora, que deveria estar de cima nessa situação. Mais um motivo do meu interesse, de interromper com a Arsec. O interesse, claro, de desmanchar a Arsec e tirar as funções dela, porque ela não está agindo conforme a sua competência”, afirmou.
O prefeito eleito ainda disse que vai fazer uma auditoria na concessionária e levar ao Ministério Público do Estado (MPMT), pois a Águas Cuiabá não deveria estar fazendo essa cobrança apenas por passar a rede de esgoto na rua sem a devida ligação com as casas.
“Isso é uma situação que ela [Arsec] deveria ter regulado, isso é uma situação que ela deveria ter cobrado. Não pode cobrar 90% do abastecimento de água, 90% como taxa de esgoto, se você não está tratando os esgotos”, disse.
Além da extinção da Arsec, Abilio também afirmou que quer acabar com a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb). Ele disse que cada pasta competente irá cuidar das concessões.
“Vamos separar essas empresas. A regulação do lixo estará na pasta competentes da regulação do lixo. A regulação do transporte público e a regulação da água estará na pasta competente para trabalhar o assunto da água”, disse.