Um levantamento realizado pela Coordenação de Saúde Mental da capital revelou que as mulheres estão enfrentando um aumento nos transtornos mentais, atribuído em grande parte à sobrecarga de responsabilidades, sendo a violência doméstica a principal causa. De acordo com dados enviados com exclusividade pela Coordenadoria de Saúde Mental de Cuiabá à Comissão dos Direitos da Mulher, entre janeiro e agosto de 2023, 272 pessoas buscaram atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I, CAPS II e CAPSI AD ADOLESCER) após tentativas de suicídio, o que representa um aumento de mais de 85% em comparação com o mesmo período de 2022.
Diante dessa preocupante realidade, a vereadora Michelly Alencar (UNIÃO), que também preside a Comissão dos Direitos da Mulher, promoveu um debate em relação ao 'Setembro Amarelo'. Essa importante reunião aconteceu na última segunda-feira, dia 11.
Estiveram presentes na reunião Darci Bezerra, coordenadora técnica de saúde mental de Cuiabá, Fernanda Caloi, responsável técnica da psicologia da coordenadoria técnica de saúde, e Sandra Pinto, coordenadora de programas especiais e estratégicos.
Darci Bezerra ressaltou que a campanha "Setembro Amarelo" tem como objetivo incentivar as pessoas que enfrentam problemas de saúde mental a procurar ajuda nas unidades de referência em Cuiabá. Segundo a coordenadora técnica de saúde mental de Cuiabá, a maioria das pessoas que busca atendimento são mulheres.
"E nós vivemos em uma cultura onde os homens muitas vezes resistem e só buscam ajuda no último momento. Quando se trata de saúde mental, as mulheres costumam ser as primeiras a pedir ajuda. Os homens muitas vezes relutam em procurar ajuda devido ao preconceito, achando que as unidades são apenas para pessoas “loucas”. No entanto, nós oferecemos atendimento para a manutenção da saúde mental", afirmou a coordenadora.
Michelly Alencar enfatizou a importância de focar na reestruturação da saúde mental.
"Hoje, o tratamento de saúde mental funciona bem, e isso se deve ao trabalho muito responsável realizado pela Intervenção", concluiu a vereadora.
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações relacionadas ao suicídio. Em sua nona edição, o tema deste ano é "Se precisar, peça ajuda!".
O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço voluntário de prevenção. O telefone é 188, e a ligação pode ser feita de qualquer lugar do país, 24 horas por dia.