O Brasil registrou 2.641 novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. A atualização faz o país chegar ao patamar de 441.691 mortes causadas na pandemia desde que a doença chegou ao Brasil, em março de 2020. Também nas últimas 24 horas, o país confirmou 79.219 novos casos da doença, totalizando 15.812.055 infecções pelo novo coronavírus. Os dados são do Painel Conass Covid-19, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), atualizado até às 18h, horário de Brasília, desta quarta, 19 de maio.
O documento aponta que a média móvel de mortes está em 1.951, registrando um acréscimo em relação à terça, que estava em 1.930. Já a média móvel de novos casos está em 64.665, se mantendo em crescimento.
A análise por média móvel é importante para dar melhor visibilidade à evolução da pandemia, já que ela equilibra o atraso de notificações.
A letalidade da doença se mantém em 2,8%. Esse índice, entretanto, só considera os números oficiais. Portanto, pode haver defasagem devido às subnotificações de casos, principalmente em relação aos pacientes assintomáticos, que acabam por não saber que foram infectados.
Já a taxa de mortalidade da doença está em 210,2 para cada 100 mil habitantes. Esse índice é considerado mais preciso porque não sofre interferências das subnotificações. Além disso, o índice permite fazer comparativos entre regiões de diferentes tamanhos populacionais, inclusive comparar os estados à média registrada nacionalmente, para saber se uma unidade da federação está dentro, abaixo ou acima da média de mortes registrada nacionalmente.