Cuiabá, 20 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Brasil Domingo, 21 de Janeiro de 2024, 08:51 - A | A

Domingo, 21 de Janeiro de 2024, 08h:51 - A | A

VEJA A HISTÓRIA

Carta de 1969 é encontrada dentro de parede durante obra em prefeitura

g1

Uma carta de 1969 foi encontrada por um pedreiro durante uma obra no Complexo Municipal de Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina. O documento foi escrito pelo primeiro prefeito eleito na cidade, Jorge Silva.

A informação foi divulgação pela prefeitura na sexta-feira (19), mas a carta foi encontrada na última terça (16). O documento estava entre uma tábua de madeira e a parede no local que era o antigo plenário da Câmara de Vereadores.

Encontro da carta

A obra ocorria normalmente quando o pedreiro Esveraldo Brasilicio percebeu que havia algo importante entre os pedaços de madeira que tirava.

“Estava removendo as tábuas e, de repente, estava ali, em pé na face da parede. Essa estrutura era tipo um tablado de madeira. Assim que vi, parei o trabalho e peguei o papel para ver o que era. Foi uma surpresa!”, descreveu Brasilicio.

O documento foi analisado pela administração municipal, que confirmou que foi escrito por Jorge Silva. A data da carta é 1º de janeiro de 1969.

Silva foi o segundo prefeito de Morro da Fumaça, o primeiro eleito. A carta foi escrita à mão com caneta azul em um pedaço de papelão. O conteúdo (leia a íntegra abaixo) lista os nomes das principais autoridades da época.

Agora o documento será incluído na galeria do hall de entrada da prefeitura.

O hábito de fazer registros históricos, conforme a família, era um hobby de Jorge Silva. Segundo Rodney Félix Silva Júnior, um dos netos do ex-prefeito, a carta é apenas uma de várias que o político deve ter deixado pela cidade.

"O vô fazia isso em muitas coisas. Ele tinha o costume de fazer essas cápsulas do tempo. Ele fez isso na minha frente, pegou um pedaço do jornal do dia e colocou na parede do antigo cartório, onde hoje é uma sala comercial. Acredito que ele deve ter feito isso em outras obras em que participou do processo de construção ou reforma. O vô era muito culto, gostava de preservar a história, e deve ter feito isso com o objetivo de transmitir a informação para as gerações futuras e deixar registrado o trabalho que se teve para desenvolver o município”, disse o neto.

O que diz a carta

Confira abaixo a íntegra da carta de Jorge Silva:

Este edifício foi construído na gestão do prefeito Jorge Silva começado em março de 1967 e terminado em 31-1-1969.

Sendo governador do estado o Dr Ivo Silveira. Presidente da Republica Marechal Arthur da Costa e Silva. Presidente da Câmara Municipal Lyrio Frasson.

Vereadores
Getulio Pagnan
Antonio Maccari
Miguel Novacoski
Otavio Naspolini
Alberto Padoin
Vigário da Paróquia.
Monsenhor Ludgero Watekemper
Juiz de Paz
Verginio Maccari
Delegado de Polícia
Antonio Silva
Foi progetado pelo arquiteto Antonio Jorge Carneiro
Foi construtor responsável o Sr. Euclides Piva
Escrita do dia 1-1-69 nos poucos minutos que estive em visita à obra
Jorge Silva
Prefeito Municipal

Obra

A demolição de parte da estrutura interna do prédio da Câmara de Vereadores é uma das etapas da reforma e revitalização do Complexo Municipal, iniciada em maio de 2023.

Segundo a prefeitura, o objetivo da obra é sanar problemas estruturais e realizar adequações voltadas à acessibilidade. Construída na década de 60 e inaugurada em 1970, a estrutura, desde então, passou somente por pequenas reformas, sendo a última em 2012.

 
Cuiabá MT, 20 de Maio de 2024