Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Brasil Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022, 10:47 - A | A

Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022, 10h:47 - A | A

ORIENTAÇÃO SEXUAL

Demissexual: entenda o termo usado por famosos para explicar sexualidade

g1

Em setembro, a atriz Giovanna Ewbank afirmou ser demissexual durante a apresentação do seu videocast "Quem pode, pod". Esta semana, a cantora Iza participou do videocast da atriz e usou o mesmo termo para definir sua sexualidade.

Demissexualidade é uma orientação sexual em que a pessoa se sente atraída por outra apenas quando há um vínculo afetivo entre elas.

 

De acordo com Demisexuality Resource Center, grupo de pesquisas especializado no assunto, para os demissexuais a intimidade emocional é o componente mais importante para que se sintam sexualmente atraídos por parceiros ou amigos. Outros fatores que influenciam são: familiaridade com a pessoa e conhecimento sobre quem ela é.

Ainda de acordo com o Demisexuality Resource Center, o laço afetivo não é garantia de que os demissexuais sentirão atração sexual, mas sim um pré-requisito para que a relação aconteça.

"A masturbação é uma coisa muito libertadora, de quanto mais você se conhece. Transei com pouquíssimas pessoas. Demora muito para eu querer transar com a pessoa, se eu não tiver nenhuma relação. Eu transei uma vez e foi tranquilo, deu tudo certo, mas fiquei me questionando. Demorei para entender que tinha a ver com isso [demissexualidade]", disse Iza no "Quem pode, pod".

Demissexuais são considerados parte da comunidade assexual.

"Os demisexuais são considerados parte da comunidade assexual porque, na maioria das vezes, não sentem atração sexual. Muitos demisexuais são atraídos apenas por uma parcela de pessoas em suas vidas, ou mesmo apenas uma pessoa. Muitos demisexuais também não se interessam por sexo, então eles têm muito em comum com os assexuais", explica o artigo do Demisexuality Resource Center.

 
 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024