A filha e o genro de Rener Umbuzeiro, líder de uma família supostamente envolvida com plantações de maconha na Bahia, foram detidos pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, na Operação Kariri. Rener Umbuzeiro morreu durante a operação, após resistir e entrar em confronto com os policiais durante o cumprimento de um mandado de prisão em seu nome. O casal Larissa e Paulo Victor Lima foi preso em São Paulo e Feira de Santana (BA), respectivamente.
Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu cinco armas de fogo, quatro veículos, casas e fazendas, além de um número não especificado de cabeças de gado. A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias e imóveis dos investigados, que totalizam o montante de R$ 50 milhões.
Rener Umbuzeiro é proprietário da empresa Umbuzeiro Agropecuária, com sede em América Dourada, onde parte da operação foi realizada. A empresa está cadastrada como dedicada ao plantio de diversas culturas e à criação de gado.
As investigações começaram em 2019 e, desde então, foram apreendidas meia tonelada de maconha. Segundo a PF, a organização criminosa era responsável por abastecer os estados do Nordeste.
Clique aqui e leia a reportagem completa no jornal O Globo