Cuiabá, 22 de Julho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Brasil Domingo, 25 de Abril de 2021, 17:55 - A | A

Domingo, 25 de Abril de 2021, 17h:55 - A | A

URGENTE

Maletas de grampo ativas na Esplanada são encontradas

Uma notícia tem circulado neste domingo (25) e mostrado que nem o presidente da República está salvo de grampos ilegais. Segundo informações do Gazeta Brasil e publicado também por Robson Bonin da revista Veja, maletas de grampo foram encontradas na Esplanadas dos Ministérios. Material similar havia sido encontrado no final do ano no Supremo Tribunal Federal (STF).

Confira abaixo a informação:

A inteligência do governo emitiu alerta ao Planalto e a ministros do presidente Jair Bolsonaro sobre a identificação de sinais de maletas de grampo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. 

Após o alerta, auxiliares de Bolsonaro a trocaram de número de celular. Uma fonte militar relatou ao Radar que, além da Esplanada, o sinal dos aparelhos foi localizado nas proximidades da área militar onde ficam lozalizados os comandos das Forças Armadas.

Ainda segundo o Radar, a presença desse tipo de maleta, já havia motivado alertas no fim do ano também no Supremo Tribunal Federal. A segurança do tribunal chegou a aconselhar integrantes do STF a evitar ligações convencionais — mais expostas ao aparelho de grampo.

Geralmente, essas maletas que interceptam ligações celulares precisam estar próxima do espionado para funcionar. Ela se conecta, sem fio, como um celular, à estação radiobase (equipamento da operadora que liga o aparelho móvel à rede de telefonia) e consegue gravar ligações de celulares atendidos pela mesma estação.

Cuiabá MT, 22 de Julho de 2024