O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, lamentou nesta segunda-feira (21) as mais de 500 mil mortes por Covid e declarou que a marca é um “retrato da desigualdade socioeconômica” do Brasil.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).
O país superou a barreira das 500 mil vítimas fatais no sábado (18). Em números absolutos, é o segundo país do mundo com mais mortos pela Covid, atrás dos Estados Unidos.
Mourão foi questionado por jornalistas, ao chegar ao Palácio do Planalto, sobre a quantidade de mortos no país. Ele citou que muitas pessoas não têm acesso a um tratamento de qualidade e que o país precisa "corrigir" as disparidades socioeconômicas.
"É muito triste você perder essa quantidade de vidas. É uma doença difícil. É o retrato da desigualdade socioeconômica que nós sofremos. Tem gente que tem tratamento melhor, tem gente que não tem, tem gente que não consegue chegar no hospital. Então, consequência dessa situação que a gente vive e que nós temos que corrigir", disse o vice-presidente.
Vacinação
Para Mourão, o ritmo lento da vacinação no Brasil não tem relação com o alto número de mortes. Em cinco meses de campanha, o país vacinou 63.187.356 pessoas com a primeira dose do imunizante (29,84% da população brasileira). A segunda dose foi aplicada em 24.280.894 pessoas (11,47% da população).
"Não [tem relação mortes com ritmo da vacinação]. O pessoal calcula aí, 'ah, poderia ter salvado 15 mil vidas'. Tem cálculos aí que vêm sendo feitos. A nossa vacinação está de acordo com o restante do mundo, exceção feita aos Estados Unidos e países pequenos como Israel e Chile", disse Mourão.
O governo é criticado por especialistas em razão da política adotada no combate à pandemia. O presidente Jair Bolsonaro trocou três vezes de ministro da Saúde, promove aglomerações, boicotou medidas de distanciamento social, questiona a eficácia das vacinas, defende o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes e incentiva que pessoas vacinadas não utilizem máscara.