Cuiabá, 22 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Brasil Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024, 08:45 - A | A

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024, 08h:45 - A | A

PROBLEMAS RENAIS

Personal trainer de 34 anos morre dois meses após entrar na fila por transplante

g1

O personal trainer e influenciador digital Hans Christian Dyck Annes, que se apresentava nas redes sociais como Cristhian Annes, morreu em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, dois meses após entrar na fila de espera para um transplante de rim.

A namorada dele, Wanna Teixeira, conta que o profissional de educação física, ainda criança, soube que nasceu com apenas um rim e, em 2022, descobriu que o órgão não estava em pleno funcionamento. Ele iniciou o tratamento no final de 2023. 

Christian estava internado desde 20 de janeiro e morreu na segunda-feira (5).

Ele entrou na fila de transplante de rim em dezembro e relatou à namorada que, em janeiro, estava na posição 70ª. De acordo com o Sistema Estadual, em dezembro, o Paraná somava 2.011 pessoas na lista de espera pelo órgão.

Quem era Cristhian Annes

O profissional de educação física atuava em academias de Ponta Grossa e acumulava mais de 42,2 mil seguidores no Instagram.

Ele era pós-graduado em Bodybuilding Coach/Nutrição Esportiva e também trabalhava prestando consultoria em musculação.

Christian também participou de campeonatos de fisiculturismo e fez alguns trabalhos como modelo.

Segundo Wanna, o esporte era uma das grandes paixões dele. Ele dizia que não pararia de treinar mesmo que essa fosse uma das orientações durante o tratamento.

Ele foi sepultado no Cemitério Municipal São José, de Ponta Grossa, na tarde de terça-feira (6).

Problemas renais

Christian descobriu que nasceu com apenas um rim ainda quando era criança, mas nunca havia enfrentado grandes complicações por conta da condição, contou a namorada dele.

Wanna tem muito medo de agulhas e, em 2022, quando precisava fazer um exame de rotina, Christian se ofereceu para também fazer, para encorajá-la.

O resultado, porém, não foi o esperado: o sangue do personal trainer estava com altos níveis de creatinina e uréia, o que indica problemas no rim.

"Ele ficou quieto quando saiu resultado porque deu tudo alterado e ele não queria contar pra ninguém, se negava a fazer tratamento", conta Wanna.

Passado mais de um ano do diagnóstico, Christian revelou o problema ao treinador dele, que o convenceu a buscar ajuda médica.

Em dezembro de 2023 ele iniciou o tratamento de diálise e precisou ser internado pela primeira vez. Na mesma época, entrou na fila de transplantes.

"Ele falava: do que que adianta ficar aqui", lembra a namorada.

Em janeiro, o influenciador recebeu a notícia de que a fila do transplante havia rodado e que poderia receber um novo rim dentro de algumas semanas.

"Agora, por último, ele tinha esperança, mas não deu tempo", afirma Wanna.

No mesmo mês, o personal voltou a passar mal e no dia 20 foi internado novamente. Ele chegou a ficar entubado e precisou de transfusão de sangue.

Nas redes sociais, amigos e familiares compartilharam pedidos de doações.

 
Cuiabá MT, 22 de Maio de 2024