Mato Grosso foi um dos estados brasileiros que registraram alta no número de mortes por covid-19. De acordo com a tabela divulgada pelo Jornal Nacional na segunda-feira (21), com levantamento feito pelo consórcio veículos de imprensa, o estado apresentou aumento de 92% de novos óbitos da doença, ficando atrás apenas de Alagoas (AL) que registrou 95%.
O aumento pode ser explicado pela revisão feita no banco de dados da covid-19, que observou a retenção de 60 óbitos da doença. As mortes, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), não são recentes, ocorreram entre março e outubro.
“O setor de Vigilância esclarece que foram identificadas e corrigidas inconsistências que retinham os dados no sistema, ou seja, os óbitos estavam contidos aguardando atualização por parte dos municípios, que alimentam o banco de dados. Não houve retenção de casos confirmados, com isso os dados permanecem sem impacto”, diz trecho do boletim divulgado pela SES.
No boletim divulgado pela Secretaria da Saúde (SES-MT) no domingo (20), o estado apresentou total de 172.251 casos confirmados de covid-19, sendo registrados 4.331 óbitos. Na segunda (21), houve aumento de 881 novos casos da doença e 64 mortes, o número é a soma dos dados da revisão e dos registros ocorridos entre domingo e segunda.
Média - Ainda de acordo com o levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o Brasil registrou aumento na média móvel de mortes por covid por dia. Ontem, foi registrado média 769, maior número desde o dia 18 de setembro quando a média também era do mesmo total.