Cuiabá, 19 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 26 de Agosto de 2022, 10:23 - A | A

Sexta-feira, 26 de Agosto de 2022, 10h:23 - A | A

PROTEÇÃO IMPORTANTE

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação ultrapassa 10 mil doses aplicadas

Eliana Bess | Prefeitura de Cuiabá

Mais de 10 mil doses foram aplicadas em crianças e adolescentes em Cuiabá desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação 2022, entre os dias 15 e 25 de agosto. A meta é atingir 95% desse público-alvo vacinado até o encerramento da ação, previsto para 9 de setembro. Restam poucos dias, portanto, os pais ou responsáveis precisam se apressar para colocar a caderneta em dia e não deixar as crianças em risco.

“É uma tarefa muito grande, em que o sucesso para atingir a meta depende do empenho dos responsáveis levarem as crianças e adolescentes até uma Unidade Básica de Saúde para receber a imunização e garantir a melhoria da cobertura vacinal. É um cuidado simples, a fim de evitar que doenças já erradicadas voltem a ser diagnosticadas. Portanto, orientamos os responsáveis para que se engajem nesse propósito, procurem uma UBS, se informem sobre a situação vacinal da criança”, declara Wellington Assunção Ferreira, coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, pontuando que foram administradas 10.484 doses.

 

Para Wellington, não restam dúvidas de que o dia D de vacinação, ocorrido em 20 de agosto, alavancou os índices de doses aplicadas, pois favoreceu aos pais que trabalham a oportunidade de irem no sábado, dia em que muitos estão em casa.

E o fato pode ser confirmado junto aos pais. “Muito boa essa possibilidade do sábado para vacinar. Durante a semana é muito corrido, é escola, projeto, trabalho, não dá tempo. Com o dia D facilitou bastante”, relatou Jaqueline Ponce de Brito, mãe de Flávio Henrique, 7 anos, e de Jamile Vitória, 2 anos e um mês, atendidos na Unidade Básica Nico Baracat.

O casal Sebastião Barros Silva e Andrea Calixto Barros também aproveitou o sábado da campanha para levar as crianças Guilherme de Holanda Barros, 1 ano e dois meses, e Enzo Miguel Holanda Gama, de 8 anos, na UBS Nico Baracat. “Somos servidores públicos, é difícil pra gente vir durante a semana. Mas sabemos da necessidade desse esforço pela saúde das crianças”, disse Sebastião, ao mostrar com orgulho que a caderneta das crianças estava em dia, faltava só a dose (Poliomielite) da campanha.

A vacinação nas UBS de Cuiabá vai até o dia 09 de setembro, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, sendo disponibilizadas, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, as destinadas para crianças, como a Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

Cuiabá MT, 19 de Junho de 2024