Cuiabá, 29 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sábado, 03 de Fevereiro de 2024, 08:00 - A | A

Sábado, 03 de Fevereiro de 2024, 08h:00 - A | A

PARA TODA A FAMÍLIA

Com atividades mensais, Casa Silva Freire inicia temporada 2024

Assessoria de Imprensa | André Souza

Com atividades mensais, a Casa de Cultura Silva Freire inicia a temporada de 2024 a partir de fevereiro. Ponto de Cultura apoiado pelo governo de Mato Grosso via Secretaria Estadual de Cultural, Esporte e Lazer (Secel-MT), a instituição preparou uma programação especial e prevê um mergulho na produção intensivista do poeta Benedito Santana da Silva Freire e nos fazeres artísticos. O cronograma contém oficinas de experimentação poética, visitas mediadas, exposição e lives com transmissão pelo Youtube.

Por meio do programa educativo e uma programação cultural, a Casa abre a agenda para visitas mediadas à exposição que apresenta um recorte da vida e obra do poeta Silva Freire e ao Centro de Documentação que abriga o Acervo Silva Freire (CPDOCSF). Poderão ser agendadas visitas com grupos escolares e não escolares para crianças, jovens e adultos. A mediação é pensada de acordo com os diversos públicos.

Nas visitas com o público infantil serão realizadas oficinas através da metodologia participativa, onde as crianças serão convidadas a conhecer o universo do poeta e experimentar os princípios do Intensivismo, vanguarda literária mato-grossense que propõe uma relação singular com a palavra escrita. Sob coordenação da professora doutora Daniela Freire, as oficinas foram elaboradas pelo Núcleo Cultura, Crianças e Infâncias.

Já as visitas para jovens e adultos objetivam explorar e mediar o contato entre o visitante e as obras do poeta Silva Freire, possibilitando maior imersão e interação na exposição permanente da Casa. Grupos de estudantes, professores, pesquisadores e demais pessoas interessadas em pesquisar os documentos do Acervo Silva Freire também poderão agendar suas visitas.

O agendamento pode ser feito pelo telefone (65) 2129-6002 ou pelo e-mail [email protected]. Visitas espontâneas podem ser feitas de segunda a sexta-feira de 13h às 18h. A Casa Silva Freire fica na Rua Cândido Mariano, n. 707, no Centro Histórico de Cuiabá.

Dando continuidade a programação, também a cada mês a Casa Silva Freire reunirá artistas, pensadores, pesquisadores, pessoas das comunidades do Vale do Rio Cuiabá e personalidades nas “Conversas ao pé do cajueiro”. Já na segunda edição, com novo formato e cenário, as lives seguem sob mediação da professora e filósofa Maurília Valderez do Amaral dialogarão sobre a cuiabania e a emergência climática. Os participantes serão convidados a conversar sobre a crise climática e os diferentes modos de afetar a cuiabania enquanto forma de vida que respeita a singularidade da cidade. O primeiro encontro está marcado para o dia 23 de fevereiro, às 17h. O programa terá transmissão pela internet através do canal da Casa Silva Freire no Youtube.

Ainda entre as atividades, a Casa Silva Freire será sede de oficinas de experimentação poética com o escritor Caio Ribeiro, com a finalidade de fomentar e provocar a criação de textos alinhados ao Intensivismo. As informações para inscrições serão divulgadas posteriormente.

Diretora da Casa, Larissa Silva Freire Spinelli explica que o objetivo desta temporada é ampliar o impacto social possibilitando que mais pessoas tenham acesso à cultura, arte e educação a partir da obra de Silva Freire e da produção do Intesivismo. “Queremos estimular a popularização da obra de Silva Freire através do diálogo com novos públicos por meio de diferentes linguagens artísticas, cursos, acesso ao acervo por meio da tecnologia e uma programação cultural diversificada, de modo aumentar o público beneficiário e frequentador da Casa”, destaca.

A Casa Silva Freire

Ponto de Cultura e Ponto de Memória reconhecida pelo IBRAM, a Casa abriga o acervo literário do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire e a produção do Movimento Intensivismo e Poema//Processo. Fundada em 8 de abril de 2010 é uma associação sem fins lucrativos, que possui a finalidade de preservar e difundir a obra do poeta por meio da promoção e incentivo à cultura, educação, literatura, arte e ciências em Mato Grosso.

 
Cuiabá MT, 29 de Maio de 2024