As obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) começam no trecho de Cuiabá em janeiro de 2024. A mobilização da área na região do Porto iniciou nesta semana. Já em Várzea Grande, a expectativa do Consórcio é concluir as obras de pavimentação rígida (concreto) das pistas da Avenida da FEB nas próximas semanas e o pavimento de asfalto até abril de 2024. Os serviços de drenagem, urbanização, iluminação, sinalização e acabamentos nesta via serão entregues, gradativamente, a partir de maio, até agosto.
O Consórcio BRT, ainda esclarece que, por usar um corredor expresso, no canteiro central, não haverá redução no número de pistas existentes nas ruas, beneficiando toda população que poderá se deslocar rapidamente para pontos estratégicos das duas cidades. O traçado passará por importantes regiões, como o Aeroporto Marechal Rondon e pela Universidade Federal do Mato Grosso.
Com extensão de 31 km, ligando os municípios de Várzea Grande e Cuiabá, o corredor do modal vai beneficiar cerca de 250 mil usuários do transporte público, facilitando a mobilidade urbana, além de estimular o desenvolvimento econômico e social de toda a região. O projeto contará com ônibus elétricos, 46 estações e três terminais, sendo um em Várzea Grande (Terminal André Maggi) e outros dois em Cuiabá, nos bairros que compõe a grande morada da serra e Parque Ohara.
Aprovado pelo Governo do Estado, o projeto ainda prevê o reaproveitamento das áreas de infraestrutura já executadas para a implantação do VLT, além de obras complementares como ciclovias, pista de caminhada, parque linear e calçadas.