Cuiabá, 13 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 26 de Agosto de 2022, 10:12 - A | A

Sexta-feira, 26 de Agosto de 2022, 10h:12 - A | A

AGOSTO LILÁS

Cuiabá realiza ação de enfrentamento à violência contra mulher no Aeroporto Marechal Rondon

Julia Milhomem Batista | Prefeitura de Cuiabá

Quem passou pelo Aeroporto Marechal Rondon, nesta quinta-feira (25), recebeu informações sobre as ações de enfrentamento à violência contra mulher, que a Secretaria Municipal da Mulher tem desenvolvido em Cuiabá. De acordo com a secretária Cely Almeida, o objetivo da iniciativa, além de divulgar canais de denúncias, é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do envolvimento no combate à violência contra o público feminino.

A titular da Secretaria de Mulher explicou ainda que a campanha “Agosto Lilás” tem cumprido um papel fundamental na massificação das informações sobre a existência de políticas públicas voltadas às mulheres vítimas de violência, assim como da legislação que garante seus direitos. Cely acrescentou que a escolha do aeroporto como local para panfletagem deu-se devido ao grande fluxo de pessoas que passam pela estrutura.

 

“É importante alertarmos a população os sinais que indicam alguma situação de violência, tendo em vista que ela pode ser física, psicológica, sexual, patrimonial, moral. A denúncia é fundamental e a sociedade precisa tomar consciência disso. Trabalhamos para encorajar as vítimas a denunciar seus agressores e a romper o ciclo de violência”, complementou a secretária

A artesã Misleide Aragão foi uma das pessoas que recebeu orientações sobre o tema. Para ela, a Prefeitura de Cuiabá está de parabéns pela iniciativa. “Acho importante, pois existem muitas mulheres que apanham ou ouvem coisas como ‘você é gorda’, ‘você não faz nada’, ‘é preguiçosa’, e isso interfere no psicológico, podendo deixá-las frágeis e achando que só dependem do companheiro para sobreviver. Muito bom saber sobre essa secretaria para as mulheres, hoje pude conhecer um pouco mais. É muito bom ter com quem contar”, relatou.

Rosali Senra, que é natural do estado da Bahia e está em Cuiabá a passeio, parabenizou a ação e pontuou também que as mulheres e toda a sociedade devem se unir para combater esta covardia. “Cheguei e encontrei esse movimento de defesa das mulheres, uma ação contra o feminicídio e contra a violência à mulher e achei importantíssima. A denúncia é fundamental, e a sociedade precisa ter consciência disso. Parabéns ao município”, argumentou.

Segundo Patrícia de Almeida, responsável técnica do CRAS/CREAS de Ipiranga do Norte, eventos desta forma devem ser levados para todo o estado, sendo necessário que todas as secretarias dos municípios façam um trabalho em conjunto de conscientização. "Ações como esta são essenciais para que todos conheçam a rede de enfrentamento, os canais de denúncias e todos os passos necessários para sair do ciclo de violência. Parabéns à Prefeitura de Cuiabá pela iniciativa", pontuou.

Cuiabá MT, 13 de Junho de 2024