Cuiabá, 09 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 09 de Março de 2021, 17:25 - A | A

Terça-feira, 09 de Março de 2021, 17h:25 - A | A

COLAPSO DA SAÚDE

Cuiabá tem 31 pessoas aguardando por UTI; 27 são do interior

Jefferson Oliveira e Tarley Carvalho

Trinta e uma pessoas em estado grave por complicações da covid-19 aguardam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Cuiabá. Destas, 27 são do interior do estado e apenas 4 residentes da capital. As informações são do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em coletiva de imprensa realizada nesta tarde de terça-feira (9).

O cenário é resultado do colapso do sistema de saúde, causado pela crescente curva de contágio pelo novo coronavírus. O resultado é um número cada vez maior de pessoas doentes, que acabam precisando de atendimento médico e de leitos.

Por causa desse avanço da pandemia, a população deve se atentar às medidas de contenção e de distanciamento social. Os órgãos de saúde reforçam a importância de sair de casa somente em caso de necessidade e sempre utilizar máscara facial, não se aglomerar, evitar contato físico e manter a higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70.

No caso dos leitos, o sistema de saúde continua tendo vagas nos de enfermaria. Porém, os leitos de UTI para casos graves já se esgotaram e a Administração Pública encontra obstáculos para contratar profissionais especialistas.

Outra dificuldade encontrada pela Administração é em relação à compra de medicamentos, materiais e insumos, já que o país todo busca comprar as mesmas coisas.

Cuiabá MT, 09 de Outubro de 2024