Cuiabá, 09 de Outubro de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021, 19:25 - A | A

Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021, 19h:25 - A | A

ONDA MORTAL

Cuiabá tem aumento de 253% no número de mortes diárias por covid-19 na última semana

Gabriel Soares

O número de mortes diárias por covid-19 em Cuiabá aumentou 253% na última semana. É o que aponta o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Cuiabá nesta terça-feira (12), trazendo detalhes sobre o avanço da pandemia durante a primeira semana de 2021.

Conforme o relatório, foram registradas 42 mortes durante a primeira semana epidemiológica de 2021, entre os dias 3 e 9 de janeiro. Isso resulta em uma média de seis mortes ao dia, quase três vezes mais do que o total registrado na semana anterior, quando a média de óbitos ficou em 1,7 por dia.

Os dados apontam ainda que o número de óbitos “aumentou consideravelmente” desde o início de dezembro, após um período de declínio que teve início em outubro. O fato é evidenciado quando se analisa as mortes no período agregado de quatro semanas, em comparação com o período anterior.

A média de óbitos das últimas quatro semanas (13 de dezembro a 09 de janeiro) foi de 28,5 óbitos/semana, enquanto nas quatro semanas anteriores (15 de novembro a 12 de dezembro) a média foi 9,0 óbitos/semana.

“Embora o declínio de mortes tenha sido evidenciado por um longo período, o aumento registrado nas últimas semanas, além das oscilações frequentes, as altas taxas de mortalidade e de letalidade em residentes em Cuiabá indicam a necessidade de incrementar a assistência aos casos graves da doença e, especialmente, o diagnóstico precoce e a qualidade do atendimento prestado, visando a diminuição mais acentuadas dos óbitos na capital”, avaliam os pesquisadores.

A taxa de mortalidade, que mede o risco de morte por covid-19 na população cuiabana, ficou em 195,7 para cada grupo de 100 mil habitantes. O número superior à media estadual (133,7) e mais que o dobro da taxa nacional (96,4).

CONTÁGIO EM ALTA

O estudo realizado pela Vigilância Sanitária de Cuiabá em parceria com técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aponta ainda que o índice de contágio (Rt), usado para medir o avanço ou recuo da pandemia, aponta para uma tendência de alta nos casos. O resultado do índice Rt ficou em 1,06 na primeira semana de 2021, o que significa que cada grupo de 100 infectados passa o vírus para outras 106 pessoas, levando à expansão da pandemia.

O índice voltou a subir após duas semanas em declínio. Apesar disso, o valor do Rt tem oscilado entre 0,72 (queda no contágio) e 1,33 (alta no contágio). Especialistas apontam que o ideal para que a pandemia se mantenha sob controle é que esse índice fique abaixo de 1. Quanto mais baixo, melhor. O Rt de 0,72, por exemplo, indica que cada grupo de 100 infectados passa o vírus para apenas 72, o que leva a uma diminuição da população infectada.

Cuiabá MT, 09 de Outubro de 2024