O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na última sexta-feira (4), que estão previstas para janeiro a abertura das inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Com isso, estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em janeiro de 2021 não poderão usar as notas da prova, que é um dos critérios de seleção para o Prouni e Fies, para acessar o ensino superior.
De acordo com cronograma divulgado pelo MEC, o Prouni 2021 terá inscrições abertas de 12 a 15 de janeiro e o Fies 2021 abrirá inscrições de 26 a 29 de janeiro. Já os resultados do Enem só serão liberados em 29 março de 2021.
Após a divulgação das datas incompatíveis, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) chegou a solicitar uma reunião com o ministro do MEC, Milton Ribeiro, e que recebe a notícia com "grande espanto".
"Já enfrentamos uma situação de evasão escolar, de total falta de apoio, de exclusão digital e agora isso. Não estamos entendendo nada. Poderemos entrar numa faculdade? Ou irão nos tirar isso também? O MEC precisa ser claro e responsável com nosso futuro, que é também o futuro do Brasil", afirmou a presidente da UBES, Rozana Barroso, em nota.
Procurado pelo Yahoo! Notícias, o MEC ainda não se manifestou sobre o assunto. A pasta também não respondeu questionamentos dos vestibulandos nas redes sociais, que causou espanto.
“Quem estudou o ano todo para o enem 2020 e queria tentar bolsa ou Fies que lute né MEC? Porque mesmo podendo participar do segundo semestre as chances vão ser mínimas e a concorrência imensa né? Mas quem liga para isso?”, indagou uma usuária do Twitter.
“Iremos utilizar a nota dos enems anteriores? Até qual ano? Não avisaram absolutamente NADA!!!!”, escreveu outra usuária da rede social.
O MEC ainda não publicou os editais oficiais e também não explicou se as notas do Enem 2021 poderão ser utilizadas no meio do ano, quando geralemente acontecem as chamadas remanescentes, e se notas de anos anteriores serão consideradas neste processo.