Cuiabá, 23 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022, 15:52 - A | A

Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022, 15h:52 - A | A

VEJA O GRÁFICO

Frente fria avança e institutos emitem alerta para chuvas em Mato Grosso

O tempo promete mudar em boa parte do estado a partir desta quarta-feira (14). É o que apontam os principais institutos de meteorologia brasileiros, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Clima tempo e o Meteored, todos baseados em previsões via satélite. Os três concordam que há previsões de chuvas para partes do estado, hoje e nos próximos dias.

Para hoje, segundo o Inmet, há chances de a chuva cair em quase todo o estado, com a exceção da ponta Nordeste, o Vale do Araguaia.

 

O Meteored também prevê chuvas a partir desta tarde e mais concentradas na região sudoeste, alcançando ainda a capital e boa parte da Baixada Cuiabana.

Assim como os outros, o Climatempo também prevê chuvas para partes do estado no período da tarde.

Apesar das chances de chuva, o calor continua constante e não deve amansar. Ainda assim, a chuva deve aliviar o clima seco que há dias assola o estado.

Além da chuva, o Inmet emitiu um alerta de vendaval que pega praticamente toda a região mais ao sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá e Várzea Grande. O alerta entra em vigor na tarde desta quarta-feira e vai até a madrugada. Contudo, o alerta pode perdurar, de acordo com as condições meteorológicas.

Previsão numérica

Assim como boa parte do estado, Cuiabá e Várzea Grande devem ter uma quarta de muito calor e clima seco, que só deve ser amenizado com a provável chegada da chuva.

Na capital, a mínima prevista para hoje é de 27°C e a máxima pode atingir 38°C. A tendência da temperatura é se manter estável ao longo do dia, sem variações bruscas.

Várzea Grande deve ter um clima um pouco diferente de Cuiabá. Por lá, a mínima prevista para hoje é de 24°C e a máxima pode atingir 38°C. A tendência prevista para Várzea Grande é que a temperatura decaia ao longo do dia.

Veja gráfico: 

 
 
 
Cuiabá MT, 23 de Junho de 2024