O incêndio que atinge o Pantanal mato-grossense chegou à rodovia transpantaneira na manhã desta quinta-feira, 16. Neste momento há 60 militares do Corpo de Bombeiros atuando no combate ao incêndio na região. O tempo seco e a falta de chuva contribuem para o avanço das chamas. O fogo já consumiu no total 1 milhão de hectares do bioma no estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O Corpo de Bombeiros informou que está atuando na região Parque Estadual Encontro das Águas e transpantaneira para conter as chamas. A corporação atua com o apoio de três aviões da Defesa Civil, 11 barcos, viaturas e caminhões-pipa.
Os agentes estão fazendo aceiros em volta da transpantaneira, que são faixas de limpeza da vegetação, para tentar impedir que o fogo ultrapasse a via e chegue ao outro lado da vegetação.
O Pantanal está batendo recordes de incêndios neste ano. Até essa quarta-feira, 15, foram registrados mais de 3 mil focos de incêndios. O governador Mauro Mendes decretou situação de emergência ambiental por 60 dias e em Mato Grosso do Sul cinco cidades estão em situação de emergência.
O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, chegou em Cuiabá para coordenar a ação do combate ao incêndio.