Cuiabá, 22 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024, 12:01 - A | A

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024, 12h:01 - A | A

ALERTA EM MT

Instituto emite alerta laranja para tempestades intensas em todo estado

Da Redação

A maior parte do território de Mato Grosso está em alerta laranja, de perigo real, para a ocorrência de chuvas intensas, que podem ser acompanhadas por fortes ventos, causando prejuízos. O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido até quinta-feira, 11 de janeiro, e pode ser renovado conforme a atualização da situação climática.

O alerta cobre praticamente todo o território de Mato Grosso. Apenas uma pequena faixa ao Sul, na região do Pantanal e da divisa com Mato Grosso do Sul está em um nível abaixo de alerta, de cor amarela, representando perigo potencial.

Segundo o Inmet, as chuvas em Mato Grosso podem ser acompanhadas por ventos de até 100 km/h, trazendo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil de Mato Grosso também fez um alerta de risco hidrológico (veja abaixo), mas há diferença nas áreas afetadas. Esse outro alerta abrange o Nortão e a região Centro-Sul, especialmente a cidade de Cuiabá.

“Nestas regiões, ha previsão de chuva em forma de pancadas, principalmente no período tarde/noite, podendo contribuir para a elevação de rios, ocorrência de inundações e alagamentos urbanos em áreas com sistema de drenagem deficiente, no caso de precipitação na forma de pancadas pontuais de forte intensidade”, diz o órgão.

PREVISÃO DO CLIMA

O Instituto Clima Tempo prevê que muita água irá cair em Cuiabá nos próximos dias. As pancadas de chuvas são esperadas para a tarde e noite. O ‘aguaceiro’ deve durar até a próxima segunda-feira, 15 de janeiro.

O dia com maior volume de água deve ser esta quinta-feira, 11, com previsão de até 25 mm de precipitações, segundo o Clima Tempo.

A temperatura em Cuiabá também deve ter um pequeno alívio com as chuvas. Para quinta, a mínima prevista é de 24° e máxima de 30°C. Já na sexta-feira, 12, a previsão é de mínima 23°C e máxima de 31°C.

A partir de então, os termômetros voltam a subir gradualmente, alcançando mínima de 24ºC na segunda-feira, 15, com máxima de até 35ºC.

Saiba como se proteger em caso de forte tempestade:

- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

 
Cuiabá MT, 22 de Maio de 2024