A interventora estadual da Saúde de Cuiabá, Danielle Pedroso Dias Carmona Bertucini, esteve na manhã desta terça-feira (12), visitando a estrutura abandonada da UBS do bairro São João del Rei, obra paralisada em 2017.
O esqueleto onde deveria funcionar uma unidade de saúde com atendimento médico e odontológico deu lugar ao mato e ao lixo deixado por pessoas em vulnerabilidade social que já abrigaram o espaço.
A visita foi um convite do deputado estadual Wilson Santos (PSD) e do presidente da Associação de Moradores do bairro, Silvano Cruz.
"Esta estrutura foi construída com emenda parlamentar de dois deputados federais. Mas, em 2017, foi abandonada. Trouxemos a interventora ao local para que ela pudesse conhecer as instalações e dar seu parecer sobre a possibilidade de incluir a UBS do Del Rei no pacote de retomada de obras do Governo do Estado", explicou o deputado que garantiu aportar emenda de R$ 1 milhão para a continuidade das obras.
Daniela Carmona explicou que como esta, outras 8 obras na área de saúde estão paradas no município. Todas deverão ser retomadas até o fim do ano.
"A intervenção termina no dia 31 de dezembro. Não há tempo para a conclusão destas obras, mas garanto que todas elas serão incluídas neste pacote de retomada de execução, inclusive da UBS do São João Del Rei. Vamos fazer um levantamento das condições da obra, readequar o projeto, licitar a execução e firmar todos os termos necessários junto aos órgãos competentes para que depois de iniciadas estas obras não parem até a conclusão. Esta obra será retomada, é o que posso garantir", disse a interventora.
A atual estrutura já tem todos os espaços definidos: consultórios médicos e odontológicos, área de acolhimento, banheiros e salas para curativos e vacinas.
"Esperamos que esta obra saia de vez do papel. Só no nosso bairro, temos 7 mil famílias, fora as que vivem no entorno. Além disso, dois novos condomínios estão sendo construídos nas redondezas, com quase 2 mil residências novas. Toda esta população poderá ser atendida pela UBS. esse é um sonho de todos nós", explicou o presidente do Del Rei, Silvano Cruz.