Cuiabá, 18 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sábado, 03 de Setembro de 2022, 15:09 - A | A

Sábado, 03 de Setembro de 2022, 15h:09 - A | A

ENTREGA DE OBRA

Jardim Umuarama II ganha Centro Educacional Infantil Cuiabano totalmente reformado

Maria Barbant | Prefeitura de Cuiabá

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, e a secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, entregaram nesta sexta-feira (2) mais uma obra da gestão Emanuel Pinheiro, desta vez no bairro Jardim Umuarama II, na Regional Norte. A nova unidade, que passa a ser um Centro de Educação Infantil Cuiabano (CEIC), atenderá 110 crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses, dos Jardins I e II.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, falou sobre a obra. “Esta é uma obra necessária, mas, além de tudo, uma obra com qualidade. Que valoriza os profissionais da educação, que respeita a comunidade local. Este é um bairro periférico de Cuiabá que merece toda a atenção do poder público, da Prefeitura de Cuiabá. São 110 crianças que vão ter uma formação de qualidade, um ambiente confortável, climatizado, com salas amplas, enfim, tudo de melhor e de primeiro mundo. Onde o Município, a Secretaria de Educação está fazendo obras, está fazendo com qualidade”, disse Stopa.

 

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, lembrou o momento difícil, em que crianças e os profissionais tiveram que deixar o local para que as obras fossem executadas, mudando para um prédio que não tinha todo o conforto que a unidade tem agora. A gestora destacou o empenho, carinho e dedicação dos profissionais, principalmente nesses momentos. “Esta é mais uma entrega da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro que tem como foco chegar em quase 100% de reforma total das unidades. O prédio foi totalmente reformado e todos os mobiliários são novos. Isso é uma forma de atender e fazer o melhor para as nossas crianças’, disse a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Edilene Machado falou sobre a novidade que será estendida em todas as unidades que atendem a etapa de creche, os colchonetes usados para o soninho das crianças foram substituídos por caminhas, mais confortáveis, higiênicas e não ficam no chão.

A diretora escolar, Marcelia Ladeia de Souza agradeceu à gestão pela obra e ao trabalho realizado pelos profissionais de educação da unidade no período da reforma. “Agora temos uma responsabilidade, de valorizar cada centavo do dinheiro público que aqui foi investido. Hoje começamos a viver uma nova realidade. Essa unidade já tem 19 anos, e essa era uma obra muito aguardada. A obra veio somar com a comunidade. Todos os equipamentos novos vão contribuir com a formação dos nossos profissionais e desenvolvimento de cada fase das crianças”, disse ela.

Crislaine Marques, moradora da região e mãe de duas crianças, foi conhecer a nova unidade. “Meu filho entrou no período da pandemia. Agora, até o final do ano ele estará aqui. A escola ficou linda. Tudo novo. Isso é bom mostra o quanto a Prefeitura se preocupa com os nossos filhos. É um incentivo para as crianças. Meu filho não vê a hora de vir para a escola”, disse ela.

Obras

As obras de reforma geral da unidade, iniciadas em novembro de 2020, foram retomadas em 2021 após um período de paralisação em decorrência da pandemia.

A reforma geral compreendeu a adequação dos espaços escolares, substituição completa da estrutura de cobertura, rede elétrica e forro; reforma da calçada, construção de rampa de acessibilidade na entrada principal, instalação de sinalização tátil de alerta e direcional; pintura geral da edificação na parte externa e interna; reforma completa da cozinha, área de serviço, abrigos de lixo e de gás; reforma das salas administrativas; construção de 03 novos banheiros adequados para crianças; reforma dos banheiros para funcionários; climatização de todas as salas da unidade; paisagismo e instalação de parquinho.

A unidade que tinha duas (02) salas de atividades foi ampliada passando a contar agora com mais uma sala, trazendo mais conforto para as crianças.

O CEIC Jardim Umuarama ganhou equipamentos destinados ao uso em escala infantil como louças sanitária, pias, bancadas e acessórios em geral, três aparelhos de ar-condicionado do Programa Climatizar é Humanizar, dois deles de 12 mil BTUs e um de 30 mil BTUs, móveis de escritório, conjuntos para educação infantil com quatro cadeiras, refrigerador, fogão industrial, Parque Infantil, 5 conjuntos para refeitório e materiais pedagógicos.

Participaram do evento de entrega do CEIC Jardim Umuarama II o vereador Mario Nadaf, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, diretores escolares, profissionais da unidade e a comunidade.

Cuiabá MT, 18 de Junho de 2024