Cuiabá, 13 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 23 de Agosto de 2022, 18:09 - A | A

Terça-feira, 23 de Agosto de 2022, 18h:09 - A | A

PLANO DE DESENVOLVIMENTO

Metas alcançadas no primeiro semestre de 2022 são apresentadas em Ciclo de Monitoramento e Avaliação

Carolina Miranda | Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Planejamento, realiza nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), no auditório da Secretaria de Educação, o Ciclo de Monitoramento e Avaliação das metas e resultados alcançados no primeiro semestre de 2022. O encontro ocorre a partir das 8h e reunirá representantes de cada pasta do Município. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI).

"Assim como é fundamental monitorar, é imprescindível o engajamento das equipes para executar essa agenda estratégica, face ao desafio que assumimos ao ratificar o convênio com o Tribunal de Contas do Estado. É mais uma medida que nos ajuda a colocar Cuiabá como referência mundial, como a capital mais humanizada, sustentável, moderna e de oportunidades”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

O evento é coordenado pela Secretaria de Planejamento, que é a responsável pelo desenvolvimento e planejamento das ações no Executivo Municipal com o apoio dos técnicos da Assessoria de Planejamento (ASPLAN). A iniciativa conta ainda com o acompanhamento do consultor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Desidério, que fará a apresentação do relatório mediante avaliação analítica dos comportamentos dos indicadores.

As exposições e avaliações foram divididas por eixos temáticos. Dessa forma, no primeiro dia, as discussões serão voltadas para os temas: “Cuiabá Cidadã, Inclusiva e Saudável”, envolvendo as secretarias de Saúde, Educação, Mulher, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e Cultura, Esporte e Lazer; e “Cuiabá Criativa e de Oportunidades”, ligados a Turismo e Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Na quinta-feira, serão apresentados os eixos: “Cuiabá Sustentável para Todos”, ligados a Obras Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável, Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Habitação e Regularização Fundiária, Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec); e “Governança Inclusiva e Sustentável”, abrangendo as secretarias de Fazenda, Gestão, Governo, Planejamento, Comunicação, Procuradoria Geral do Município (PGM), Controladoria Geral do Município (CGM).

Na ocasião, cada secretário demonstrará os resultados alcançados de seus indicadores, na condição de guardiões, sendo analisadas as suas metas contempladas no Plano Estratégico da Prefeitura de Cuiabá. A avaliação é feita com base no período compreendido a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE), disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Ao mesmo tempo em que reiteramos o compromisso assumido com a Gestão Estratégica, determino atenção especial, dentro de um desenvolvimento sustentável, aos compromissos mencionados no Plano de Governo e nas demandas dos conselhos de Políticas Públicas, em busca de uma efetividade dos resultados obtidos, aos encontros dos anseios da sociedade cuiabana”, finaliza Pinheiro.  

PDI

Instituído em 2012, o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) tem como objetivo contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando e incentivando a adoção da gestão voltada para resultados em benefícios da sociedade. Pautado pela Transparência e Controle Social, Educação Continuada, Eficiência, Inovação e Planejamento, o PDI auxilia a Prefeitura a trabalhar com foco nas necessidades da população e na prestação de serviço eficiente. 

Cuiabá MT, 13 de Junho de 2024