Seis novos pontos de radares instalados em Cuiabá começam a multar nesta segunda-feira (1), os motoristas que não respeitarem os limites de velocidade. Os pontos estão na Avenida dos Trabalhadores, dois na Avenida Fernando Correa, dois na MT-251 e um na MT-010.
De acordo com Michel Diniz, diretor de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), os pontos foram definidos após análise dos locais que registram acidentes de trânsito, principalmente vítimas fatais.
"Foram analisados os índices de acidentes na via nesses pontos e realizados estudos de viabilidade. Essas novas medidas estão sendo tomadas para reduzir o limite de velocidade e com isso diminuir o índice de acidentes dentro de Cuiabá", explicou.
Com os novos radares, a capital terá 44 pontos em funcionamento. A Semob começou a instalação dos novos radares em janeiro deste ano.
Segundo Diniz, a instalação dos equipamentos faz parte de um compromisso firmado entre a prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPE).
No ano passado, alguns radares foram retirados para serem substituídos por outros com maior tecnologia. Diante essa mudança, várias Fake News circulam pelas redes sociais. Uma delas é que os equipamentos poderiam multar o motorista até 500 metros de distância.
“Isso é Fake News. Para que o cidadão entenda a funcionalidade desse radar, é importante saber que ele não mudou nada do equipamento antigo. Aferição é feita em cima do veículo, ou seja, a câmera irá medir o limite quando o veículo passar por ela”, pontuou Diniz.
Diniz também desmentiu as informações de que as câmeras de monitoramento da Semob multam os motoristas. “As câmeras fiscalizam duas infrações: veículos que transitam na faixa exclusiva para ônibus e o trânsito de veículos pesados, que causam impacto muito grande no trânsito. As demais infrações, o vídeo monitoramento não faz autuação. No caso de motoristas que estacionam o veículo em local impróprio, a Central liga para eles para sanar aquela infração”, finalizou.