Cuiabá, 29 de Maio de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 08:01 - A | A

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, 08h:01 - A | A

NOVA ONDA

Número de mortos pela covid sobe para nove em MT, quase o dobro de dezembro

Da Redação

Janeiro se aproxima do fim e a ameaça do novo coronavírus volta ao dia a dia dos mato-grossenses. Conforme informações contidas no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o número de mortos subiu para 9, enquanto que o número de municípios na zona de risco alto de contágio subiu para 17, a chamada "Zona Laranja".

A última vítima adicionada ao relatório de óbitos foi um homem, de 59 anos, em Poconé e que morreu nesta quarta-feira (24). Atualmente, a faixa etária das vítimas da covid oscila entre 55 e 82 anos.

A Zona Laranja é onde o risco de contágio é alto. A métrica usada pelo painel compreende o período de 14 dias. Para se classificar no risco laranja, o município precisa ter tido de 150 a 499 casos para cada cem mil habitantes. Os municípios que estão nesta classificação são:

Alto Boa Vista
Apiacas
Castanheira
Cocalinho
Conquista d'Oeste
Indiaval
Lucas do Rio Verde
Luciara
Matupa
Nobres
Nossa Senhora do Livramento
Nova Guarita
Nova Lacerda
Nova Santa Helena
Sao Felix do Araguaia
Serra Nova Dourada
Tabapora

Já na Zona Vermelha, onde o risco de contágio é extremamente alto, os municípios listados são, por ordem de risco, União do Sul, Porto dos Gaúchos e Paranaita. Para estar na Zona Vermelha, o número de casos a cada cem mil habitantes deve ser superior a 500.

Em Cuiabá, que está na zona verde da covid, onde o risco é baixo, a prefeitura emitiu um alerta para a população tomar cuidado com a variante Ômicron e suas subvariantes, como a JN 2.5, registrada pela primeira vez no Brasil em Mato Grosso.

Leia abaixo: Centro de Informações alerta para o risco das subvariantes da Ômicron

 
Cuiabá MT, 29 de Maio de 2024