Dedicação e amor ao próximo. É assim que a dona Maria da Silva, 65 anos, casada, dois filhos e três netos, uma ex-aluna do curso para salgadeira do Programa Qualifica Cuiabá 300, define a iniciativa mantida pela Prefeitura de Cuiabá, com o a participação da primeira-dama da capital, Márcia Pinheiro.
Graças ao curso, as técnicas que Maria já conhecia foram aperfeiçoadas o que lhe garante o otimização do seu tempo, o que possibilita ampliar sua margem de lucro.
Os salgados são vendidos diariamente no bairro em que mora, o Santa Izabel, com a ajuda do esposo.
“Pensei muitas vezes em desistir, pois tenho muitas dores no braço, o que dificulta no processo de sovar a massa, mas como tenho a ajuda do meu marido, decidi ir até o final. Graças a isso, estamos conseguindo manter uma vida com qualidade e dinheiro no final do mês para pagar as contas”, contou ela.
Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a iniciativa é a tradução de uma gestão humanizada. “Uma administração que se preocupa com os mais carentes, com os mais humildes. Uma gestão dos bairros para o Centro, que se dedica a melhorar a qualidade de vida da nossa população”.
Ela relembra que apesar de já conhecer algumas técnicas repassadas de ‘mãe pra filha’, quando soube do curso e que as inscrições estavam abertas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Jardim Araçá (unidade mais próxima da residência), aproveitou a oportunidade e garantiu uma vaga.
“Só tenho a agradecer. O sentimento é de pura gratidão por essa iniciativa da primeira-dama Márcia Pinheiro e do prefeito Emanuel Pinheiro em ofertar cursos de qualificação para quem não temos condições financeiras para arcar com os custos de uma formação. Muitas pessoas, hoje, são donas do próprio negócio e conseguem garantir o sustento das famílias. Desde que comecei a produzir, conto com um salário mínimo a mais na renda todo mês”, garantiu.
O programa Qualifica teve início na primeira gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e já possibilitou a formação de mais de cinco mil pessoas ao longo de quatro anos de oferta das atividades. A iniciativa é executada com a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
São critérios para o ingresso nos cursos ter registro no Cadastro Único, porta de entrada para os programas sociais, e ter o Número de Inscrição Social (NIS).
As aulas são oferecidas pelos 14 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e os dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além da disponibilização de cinco carretas móveis equipadas, três a mais em relação a 1ª edição, para determinados cursos irem até os bairros, cumprindo uma das exigências da Prefeitura que é de levar os cursos até os bairros para facilitar o acesso.
Além das receitas, o curso engloba informações sobre higiene, cálculo para formação de preços, como empreender, entre outras coisas. Trabalha também sobre a necessidade de fazer os cálculos exatos para acertar as medidas. Os ingredientes utilizados são todos pesados, até a quantidade de água empregada em cada receita.
“No curso de salgadeiro não é simplesmente chegar e começar a fazer salgados tem que saber fazer o cálculo da produção. Ela considera esse ser o diferencial do curso, pois elas aprendem a fazer o cálculo de produção para não ter o desperdício e assim obter o lucro almejado. Foram ensinados os mecanismos e ferramentas da inovação. O que precisava ser feito para não sair do padrão e fazer a diferença, entendendo que podem variar, pois existe uma diversidade de salgados que podem ser feitos”, lembrou Maria.
“Sou testemunha da importância do Qualifica Cuiabá para a população em situação de vulnerabilidade social, principalmente para as mulheres vítimas de violência doméstica. Muitas que participaram do curso, conseguiram vencer o medo e traçar uma nova história. Conseguimos recuperar muitas vidas. Com a rotina das atividades elas entenderam que são capazes e denunciaram o que vinham vivenciando por anos. É muita satisfação. O meu muito grata a nossa dedicação da primeira-dama Márcia Pinheiro.
“Me faltam até palavras para definir a grandeza do projeto. Fico emocionada. Presenciei muitos casos de sucesso”, disse a coordenadora do Cras Jardim Araçá, Marcia Auxiliadora.
Destaque
O Qualifica se tornou um dos destaques da gestão Emanuel Pinheiro sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai. O programa tem como meta a formação de dez mil novos alunos nos próximos quatro anos. Por enquanto, em razão das medidas de biossegurança por causa da Covid19, as atividades presenciais foram suspensas.