Cuiabá, 13 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Domingo, 23 de Outubro de 2022, 20:05 - A | A

Domingo, 23 de Outubro de 2022, 20h:05 - A | A

AÇÃO INCLUSIVA

Prefeitura promove evento para comemorar o Dia do Idoso

Prefeitura de Várzea Grande

Investir em políticas públicas voltadas à terceira idade tem sido uma das vertentes da gestão do prefeito Kalil Baracat, numa demonstração de respeito aqueles que muito já contribuíram para o desenvolvimento da cidade, bem como uma forma de também dar a essa parcela da população, condições dignas para que possam viver a vida plenamente, garantindo direitos como lazer, com iniciativas de projetos municipais criados, especificamente para atender a esse público alvo.

Com o tema 'Idosos em Evidência na Primavera', a Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV - realizou no Parque Municipal Bernardo Berneck, uma interação entre os grupos da terceira idade de todos os polos que compõem os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

 

Emocionada, a primeira-dama de Várzea Grande, Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat disse que é de fundamental importância que as várias esferas de governo tenham um olhar diferenciado para este público, criando e incentivando políticas públicas que abrangem não apenas a saúde, mas também o lazer e atividades culturais que proporcionem uma melhor qualidade de vida, na melhora da saúde mental e física. “Esse evento é a prova de que de este público, além de disposição, tem ainda muita vitalidade, haja vistos que todos os grupos da terceira idade, participam de atividades físicas, oficinas, atividades culturais, e também dos bailes que são realizados em seus polos de atuação”, comentou.

Como primeira-dama e operadora do Direito, Kika Dorilêo Baracat agradeceu o apoio incondicional da primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes que participa de forma ativa das atividades realizadas pelos municípios com a mão do Governo do Estado auxiliando, ajudando e construindo soluções que atendam a todas as pessoas indistintamente.

Kika Dorilêo destacou ainda o Centro de Convivência Vovô Zeid - que foi inaugurado pela ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos, e que deu início às suas atividades na gestão do prefeito Kalil Baracat – um local que atende 120 idosos com oficinas, atividades físicas e culturais e principalmente da criação de vínculos para uma melhor relação entre as pessoas não importando a idade das mesmas.

“O Centro Vovô Zeid se tornou referência para outros municípios e atualmente tem uma lista enorme de pessoas que querem se inscrever para participar das ações desenvolvidas no local. E esse reconhecimento nos enche de alegria e satisfação, pelo trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria de Assistência Social e pelo tratamento respeitoso que a população idosa do nosso município tem recebido. E esse é o meu desejo e de meu esposo Kalil, que sempre teve um olhar especial para as nossas crianças e também para essa faixa etária, ou seja, fazer o bem para todos indistintamente”.

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Ferreira de Carvalho disse que é grata satisfação ter em Várzea Grande um prefeito, uma primeira-dama e uma secretária de Assistência Social, parceiros do Governo do Estado. “Hoje só tenho a agradecer por essa parceria e parabenizar a Prefeitura, em especial, a secretária Ana Cristina por esse olhar humano para a terceira idade. Sabemos que a longevidade já é uma realidade em nosso país, então os governantes precisam entender isso e fazer propostas de políticas públicas que possam abraçar essa energia toda que os idosos mostraram para nós hoje”.

O presidente Estadual do Conselho do Idoso, Izandir Rezende disse que ficou surpreso com a grandiosidade do evento e com a participação expressiva dos grupos de idosos, vindos de todos os bairros e de forma participativa em todas as dinâmicas realizadas no local. “Várzea Grande está de parabéns por desenvolver ações concretas para essa parcela da população. Vemos em cada olhar e em cada gesto dos idosos, o contentamento em participar das ações desenvolvidas pelo município, e tão bem direcionada para essa faixa etária”.

A chefe da Delegacia da Mulher, Criança e Idoso, Mariel Antonini disse que Várzea Grande trabalha em políticas públicas voltadas a terceira idade e que atua de forma eficaz em projetos e programas que contemplam essa faixa etária. “E esse é o depoimento de quem vive essa realidade porque acompanho todas as ações realizadas em todos os polos do município, bem como ao Centro de Convivência Vovô Zeid que é um local que atende de forma digna e respeitosa esse público tão especial. É importante destacar a felicidade de participar de eventos que promovam a vida, porque na maioria das vezes, na execução de nosso trabalho nos deparamos com situações conflitantes, e muitas delas envolvendo os nossos idosos”.

Um dos pontos altos do evento que foi realizado em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, comemorado no dia 1 de outubro e também em comemoração a uma das estações mais charmosas do ano, a primavera, foi um desfile de modas com representantes dos polos que compõem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O corpo de jurados teve como responsabilidade, escolher dentre as participantes, a Miss Simpatia da Primavera, levando em consideração os itens: vestimenta de acordo com a estação primavera, simpatia e desenvoltura, respostas das perguntas relacionadas às temáticas do SCFV, e torcida organizada. E o resultado surpreendeu a todos porque duas participantes tiveram a mesma pontuação. Daí foram coroados as senhoras Iris Francisca Rosa, 71 anos, representante do Centro Vovô Zeid, e Izabelinha Moraes da Silva, 82 anos, representante do grupo do Jardim Glória, Miss Simpatia da Primavera.

Como explica a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, essa gestão não mede esforços para apoiar todas as ações que trabalham as perspectivas do idoso e suas necessidades. “Reunimos mais de 400 idosos de todos os polos de atuação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Grupo de idosos fortalecidos tem mais autonomia e mais representatividade para a melhor idade. Hoje ficou mais evidente, que os polos de atuação de Várzea Grande têm atendimento da Secretaria de Assistência e que a gestão do prefeito Kalil Baracat e da primeira-dama Kika Dorilêo Baracat se preocupam com a melhor idade e com o ser humano”.

Ana Cristina disse ainda que a pedido do prefeito Kalil Baracat e da primeira dama Kika Dorilêo, as Misses Simpatia da Primavera, bem como a Miss e Mister do SCFV, Vitória e Francisco, respectivamente, estarão acompanhando o casal em todas as programações oficiais realizadas pela Administração, para abrilhantar os eventos e conhecer a realidade do Poder Público Municipal e sua atuação na social e o atendimento de diversos públicos distintos, mas com a mesma atenção por parte da gestão.

 
Cuiabá MT, 13 de Junho de 2024