Cuiabá, 19 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Segunda-feira, 29 de Agosto de 2022, 10:32 - A | A

Segunda-feira, 29 de Agosto de 2022, 10h:32 - A | A

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Primeiro Escritório Social do Interior de MT é inaugurado em Jaciara

Assessoria de Imprensa | Prefeitura de Jaciara

Jaciara foi contemplada por mais um benefício social: o Escritório Social, projeto desenvolvido pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT), do Poder Judiciário de MT em parceria com a Prefeitura Municipal, que foi inaugurado na manhã de sexta-feira (26.08), na Rua Ceci, nº 406, Bairro Santo Antônio.

O Escritório Social visa garantir os direitos e construir uma rede de apoio aos familiares e pessoas que estejam privadas de liberdade, prestes a sair do sistema prisional.

 

Na cerimônia de inauguração, o desembargador Orlando Perry, supervisor do GMF, falou do espaço que serve como instrumento de ressocialização que contribuirá ao município.

“Esse instrumento propõe trabalhar com os reeducandos, voltados àqueles que estão prestes a sair do sistema prisional seis meses antes. Trabalharemos com apoio de assistentes sociais e psicólogos, a fim de fortalecer e dar assistência a eles e seus familiares, além de prepará-los para que possam ter meios de trabalhar e garantir seus próprios sustentos”, explicou a autoridade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

“Estou muito feliz. É importante ter o Escritório Social. Porque foi feito um trabalho em conjunto com a Prefeitura de Jaciara, por meio da Assistência Social e Cidadania, e o Poder Judiciário. Então, aqui serão atendidas aos reeducandos que estão na condição de finalizarem suas obrigações penais, além de seus familiares, para que tenham assistência e serem inseridos na sociedade, como qualificação profissional e apoio social” destacou a prefeita Andréia Wagner (PSB).

O novo espaço será coordenado pela assistente social, Cátia Pasqualotto, que atua na Patrulha Maria da Penha.

“É grande satisfação para nós de Jaciara em poder inaugurar o Escritório Social. Pois a prefeita Andréia viu a necessidade de ter esse espaço. Lembrando que, tivemos o apoio dos desembargadores e da equipe do GMF, que nos deram orientação para que os agentes públicos envolvidos nessa iniciativa“, disse a primeira coordenadora do Espaço Social de Jaciara.

“É uma satisfação muito grande em ter o primeiro Escritório Social no interior de Mato Grosso. A sociedade cobra, clama por Justiça, falam dos índices de criminalidade para reduzirem. Mas essa contribuição do escritório vai repercutir nessa guerra. As pessoas, às vezes, estão lá reclusas, e quando saem não tem oportunidades e condições mínimas... Então, o Escritório Social visa essa humanização”, salientou o juiz da 3ª Vara Criminal de Jaciara, Edinei Ferreira dos Santos.

Na cerimônia, também participaram os vereadores e secretários municipais e várias autoridades da cidade, como o diretor da Cadeia Pública de Jaciara; Ricardo Simplício, além de agentes públicos e membros do Conselho de Comunidade, que receberam certificados do curso de Metodologias sobre Escritório Social.

Cuiabá MT, 19 de Junho de 2024