O pronto-atendimento ortopédico é indispensável para quem sofre acidentes domésticos, e muitas vezes nem percebe que sofreu alguma fratura. A falta de tratamento adequado neste caso pode se transformar em problemas mais graves.
É o que alerta o médico ortopedista que atende no Hospital São Mateus, em Cuiabá, Márcio Moraes. Ele explica que esse é um dos problemas que podem resultar da “consolidação viciosa”, que ocorre quando a fratura começa o processo de cicatrização sem o tratamento adequado.
“Devemos ficar atentos às quedas que acontecem dentro de casa, principalmente idosos e crianças, porque o limiar de dor varia muito para cada paciente. O importante é procurar o ortopedista, que irá verificar por meio de exames quais foram as consequências daquela queda”.
Moraes ressalta que entre os sinais de que a pessoa possivelmente sofreu uma fratura ou uma fissura (pequena rachadura) é a dificuldade de movimentar a articulação, dor no local onde houve a pancada ou dificuldade de fazer movimento com o membro que sofreu o trauma.
Pronto-atendimento 24h
O Hospital São Mateus, a partir de 11 de janeiro de 2021, passa a oferecer o serviço de pronto-atendimento (PA) em ortopedia 24h. Além dos médicos especialistas que irão ficar disponíveis para atender aos pacientes que precisarem de cuidados específicos, também haverá a equipe de radiologia, que realizará exames de imagens.
Além do PA Ortopedia, o São Mateus conta com especialistas nos diversos segmentos de ortopedia que continuarão atendendo os pacientes eletivos como: coluna, ombro, mão, cotovelo, quadril, joelho e pé.