Um vídeo, que tem circulado nas redes sociais, vem chamando a atenção de populares, gerando bastante dúvida e receio sobre a situação da região do Portão do Inferno. Nesta quinta-feira, 28 de novembro, as imagens mostram rochas despencando do alto do paredão, que fica no trecho da MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, há 67 km de distância.
Três dias atrás, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) já havia emitido um comunicado avisando sobre a interrupção total do trânsito no local, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, das 7h30 às 16h30 para a instalação de barreiras dinâmicas no paredão.
Quanto ao vídeo que está circulando nas redes, está tudo sob controle, nada mais é que a remoção de blocos soltos do morro, já previsto dentro do cronograma das obras de retaludamento no paredão.
A obra
No local, será realizado um retaludamento, que consiste na retirada do maciço rochoso da curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes que funcionam como degraus para impedir deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje. O valor da obra é de R$ 29,5 milhões.
Cronograma de interrupção:
De 27 a 29 de novembro, interdição total da pista, das 7h30 às 16h30
De 02 a 18 de dezembro, liberação parcial da pista, no regime pare e siga, das 7h30 às 16h30.