Cuiabá, 18 de Junho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022, 15:48 - A | A

Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022, 15h:48 - A | A

MOBILIDADE URBANA

Semob inicia ação sobre segurança no trânsito com palestras e blitz educativas

Emily Magalhães | Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), já deu início às ações alusivas à Semana Nacional do Trânsito, que começa no próximo domingo (18) e se estende até o dia 25 de setembro, com a realização de blitzes educativas e palestras em empresas e unidades educacionais.

A Semana Nacional do Trânsito tem como objetivo conscientizar os condutores de veículos e pedestres sobre a segurança no trânsito. As atividades são organizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e parceiros. O tema da campanha deste ano é “Juntos Salvamos Vidas”.

 

O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, explica que as ações educativas da Semob começaram com antecedência, devido ao grande número de demandas solicitadas. O gestor detalha ainda como serão desenvolvidas as atividades neste ano.  

“Embora a Semana Nacional do Trânsito ocorra entre os dias 18 e 25 de setembro, nossas atividades de educação estão a todo vapor desde a primeira semana do mês, devido à grande demanda de palestras requisitadas por empresas e escolas. Então, durante a Semana Nacional do Trânsito vamos focar em atividades externas com os agentes nas ruas fazendo a conscientização sobre a educação no trânsito. Paralelo a isso, continuaremos com a realização das palestras, uma delas será na Universidade Federal de Mato Grosso. Também voltaremos a atenção para atividades em frente às escolas de maior fluxo da Capital”, pontua Samaniego.

O Dia Nacional do Trânsito é celebrado todos os anos em 25 de setembro, mesmo mês de promulgação da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no ano de 1997. Essa lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil e para substituir a lei antiga, datada de 1966.

 
Cuiabá MT, 18 de Junho de 2024