Cuiabá, 24 de Julho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quinta-feira, 01 de Julho de 2021, 17:16 - A | A

Quinta-feira, 01 de Julho de 2021, 17h:16 - A | A

NOITES FRIAS

Sinop cria comitê que cuidará de pessoas em situação de rua

Assessoria de Imprensa

Preocupada com as pessoas em situação de rua, a Prefeitura instituiu, através de decreto municipal (Decreto 171/2021), o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua do Município de Sinop (CIAMP RUA).

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

O Comitê já teve sua primeira reunião e começou a traçar metas e planos estratégicos para ajudar essa população que, pelos motivos mais diversos, encontra-se em situação de rua. O primeiro passo, após a identificação de cada um e os motivos que os levaram às ruas, é trabalhar o meio e a ponte de desses cidadãos devolvendo-lhes sua autoestima, sua dignidade e suas oportunidades, podendo ser através da oportunidade de voltar para a sua cidade de origem, a oportunidade de um tratamento psicológico, toxicológico ou, mesmo, o regresso às suas famílias.

Uma campanha será desenvolvida junto ao comércio e à população de Sinop ensinando que, sim, deve haver humanismo e ajudar, mas, que, também, é necessário entender que existem pessoas que precisam de oportunidades e não, simplesmente, de esmolas.

Apesar de ser uma política nacional a de assistir às pessoas em situação de rua, a Secretaria de Assistência Social já vem, há tempos, desenvolvendo ações anteriores à formação do CIAMP. Ações como a busca dessa população, fazendo a identificação dos seus problemas e o mapeamento dos principais locais onde eles se concentram.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, na última semana, a Coordenação de Proteção Social Especial esteve na Praça da Bíblia realizando uma busca ativa das pessoas em situação de rua que têm, ali, um ponto de apoio e concentração.

A gestora esclarece que a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) contou, desta vez, com a colaboração e apoio da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano e a Polícia Militar. Segundo ela [secretária] este tipo de serviço já é desenvolvido há tempos, aonde a equipe vai até ele [indivíduo], passa orientação, oferta o serviço para atendimento e o acolhimento dessa pessoa, mas, ainda assim, é preciso fazer mais e, para isso, o comitê e sua atuação será de extrema importância para a eficácia desse problema social.

O CIAMP, que é gerenciado pela Secretaria de Assistência Social, também traz, em sua formação, as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Educação, Trânsito, Governo, do Poder Legislativo, da Polícia Militar, do Corpo Bombeiros, a sociedade civil organizada através da Unesin, Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), como também representante da população de rua, do Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas e o Poder Judiciário através de membro representante do Ministério Público, Defensoria Pública e Fórum Municipal.

As reuniões do CIAMP serão mensais em calendário, já, pré-estabelecido, no entanto, as ações voltadas para as pessoas em situação de rua serão diárias e constantes.

Cuiabá MT, 24 de Julho de 2024