Cuiabá, 13 de Julho de 2024
Icon search

CUIABÁ

Cidades Terça-feira, 01 de Junho de 2021, 10:11 - A | A

Terça-feira, 01 de Junho de 2021, 10h:11 - A | A

TECNOLOGIA

Sinop lança curso de robótica para crianças e adolescentes

Ana Rodrigues | Prefeitura de Sinop

A secretaria de Educação, Esporte e Cultura, através do Núcleo Tecnológico Municipal Maria Tereza da Silveira Gava (NTM), lança o curso de Robótica Educativa para crianças e adolescentes de 09 à 12 anos, integrantes da rede municipal, estadual e particular do município, totalmente gratuito. Os alunos participantes do curso terão acesso na prática aos recursos materiais que compõe o laboratório de robótica, como kits e livros.

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

As aulas serão realizadas no núcleo que fica localizado na rua dos Angicos n. 822, no Jardim Imperial. Para os alunos de 09 e 10 anos, o curso de robótica possibilita a experimentação de conceitos de diversos temas e áreas do conhecimento. Caracteriza-se por ser uma prática pedagógica inovadora, que utiliza tecnologias e equipamentos na construção de robôs, com caráter educativo, em que as crianças interagem de forma lúdica e descobridora de novos conhecimentos.

Aos alunos de 11 e 12 anos o curso integra novas tecnologias à sala de aula, despertando o interesse dos estudantes e permitindo a execução de práticas curriculares que contribuem para a aprendizagem significativa das crianças e adolescentes. Com Material totalmente gratuito, livro do aluno e livro de apoio.

O curso será dividido em duas turmas. A turma 01 estudará nas quintas-feira no período vespertino das 13h30 às 16h30h. Já a turma 02 estudará nas sextas-feira também no período da tarde das 13h30 às 16h30h. As vagas são limitadas a 12 alunos por turma, obedecendo todos os protocolos de biossegurança.

As aulas iniciarão nos dias 10 e 11 de junho. Os interessados deverão fazer a inscrição através deste link. Aqueles que não forem contemplados nas primeiras turmas, ficarão na lista de espera para turmas futuras.

A secretária da pasta, Sandra Donato, entende que “a inserção de ferramentas tecnológicas em sala de aula pode propiciar transformações significativas à educação, principalmente ao considerar metodologias como as da robótica educacional, que são dialogais, participativas e dinâmicas, baseadas numa extensa rede de conhecimentos que envolve saberes acumulados das ciências e das tecnologias”, destaca.

Além do curso que será ofertado no Núcleo Tecnológico Municipal Maria Tereza da Silveira Gava, três unidades escolares farão parte de um projeto piloto onde os professores serão capacitados para atender suas turmas com o curso de robótica educacional. Sendo elas as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Silvana e Maria Aparecida Amaro de Souza, bem como o Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller.

O Laboratório de Robótica Educacional é um recurso de apoio ao trabalho do professor, sendo um diferencial no processo de mediação na aquisição do conhecimento, além de ser ambiente rico em recursos tecnológicos propicia uma aprendizagem motivadora e significativa.

Cuiabá MT, 13 de Julho de 2024