Cuiabá, 15 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,55
Icon search

CUIABÁ

Cidades Quinta-feira, 17 de Junho de 2021, 11:05 - A | A

Quinta-feira, 17 de Junho de 2021, 11h:05 - A | A

AVALIA-MT

Sintep denuncia plágio em prova realizada pela Seduc

O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT)  denuncia na tarde desta terça-feira, 15 de junho, as possíveis irregularidades na prova da Avaliação Diagnostica do Ensino Público do Estado de Mato Grosso (Avalia-MT). Isso ocorreu logo após a subsede da instituição em Várzea Grande ter dito que abriria uma investigação sobre o caso.

O programa Avalia/MT, cuja finalidade é fazer o diagnóstico da aprendizagem dos alunos da rede, vem sendo executado pela Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).

- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias em tempo real (clique aqui).

A secretária de assuntos jurídicos do Sintep/VG, Maria Aparecida Cortez afirma ter feito uma análise com professores da rede estadual de ensino nas provas de Língua Portuguesa. Eles chegaram à conclusão de que as provas são cópias da internet, com o conteúdo descontextualizado e totalmente fora da realidade do estudante.

“Essa análise da prova de Língua Portuguesa, ainda é um estudo preliminar, e mesmo não sendo um estudo aprofundado, podemos dizer que as provas em execução não são apropriadas para avaliar a aprendizagem dos estudantes do ensino público do Estado de Mato Grosso”, aponta Cida Cortez.

Outra análise observada é de que a prova diagnóstica que vem sendo executada pela Secretaria do Estado de Educação, parte do objeto da aprendizagem aleatória, sem considerar a realidade do aluno, previsto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Deste modo, não permite verificar quais alunos e em quais conteúdos os alunos apresentam dificuldades, principalmente considerando esses quase dois anos de aulas remotas. 

O documento ressalta que o avalia MT em questão faz parte das mudanças em execução pela Seduc-MT que inclui o chamado sistema estruturado de ensino, que já foi denunciado no Paraná por fraude das apostilas que são cópias dos livros didáticos que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático do MEC.

Procurada a assessoria de imprensa da Seduc disse que não irá se pronunciar sobre o assunto.

Cuiabá MT, 15 de Junho de 2025